Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/4362
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dc.contributor.advisorLobo, Carla Azevedo, orientador científico-
dc.contributor.authorLindo, Jorge Miguel Ferreira-
dc.date.accessioned2022-07-27T09:16:06Z-
dc.date.available2022-07-27T09:16:06Z-
dc.date.issued2022-07-19-
dc.identifier.citationLindo, J. M. F. (2022). Apoios do Estado à internacionalização de empresas nacionais: o modelo da Petratex Confeções S.A [Dissertação de Mestrado em Gestão, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4362pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/4362-
dc.description.abstractAtualmente a crescente concorrência adjacente a um mundo sem fronteiras traduz-se na necessidade internacional das empresas o que se reflete redobradamente ao nível nacional devido à realidade geográfica do nosso país que se mostra na escassez de mercado implicando, objetivamente, a procura pela expansão alémfronteiras da sua atuação económica. Ao longo deste trabalho pretendemos compreender o papel do estado como impulsionador da caminhada internacional das empresas nacionais através da compatibilização das estratégias ligadas ao macro tema da internacionalização e a dois (sub)conceitos que desta decorrem, nomeadamente os ensinamentos traduzidos na Teoria das Redes e nas novas abordagens ligadas ao Empreendedorismo Internacional, elencando os pressupostos teóricos com a procura empírica de casos de estudo nos quais comprovamos a influência dos apoios do estado na resiliência além fronteiras de uma empresa nacional. Assim, pretendemos perceber a que nível os apoios do estado para a internacionalização contribuíram para a sustentabilidade internacional da empresa Petratex Confeções S.A. na qual tivemos oportunidade de desenvolver funções no âmbito da realização do estágio curricular por um período temporal de seis meses.pt_PT
dc.description.abstractIn today’s world competitive demand tied to a world without borders translates into the international necessity of companies which reflects by two-fold at a national level due to the geographical reality of our country that shows in the scarcity of its market implying, objectively, the search for expansion across borders of its economic footprint. Throughout this work we try to comprehend the government’s role as a supporter of the national companies international path through compatibility of strategies connected to the macro theme of internationalization and the two (sub) concepts from which these occur, namely the teachings translated in the network theory and the new approaches tied to international entrepreneurship, listing the theoretical assumptions with the empirical search of cases of study in which we prove the influence of the governments incentives in the international resilience of national companies. Thereby, we intend to understand in what level the incentives from the state for internationalization contributed for a international sustainability of the company Petratex Confeções S.A. in wich we had the opportunity to do the curricular internship in a time period of six months.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectInternacionalizaçãopt_PT
dc.subjectApoios do Estadopt_PT
dc.subjectIndústria têxtilpt_PT
dc.subjectEmpreendedorismopt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.titleApoios do Estado à internacionalização de empresas nacionais: o modelo da Petratex Confeções S.Apt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT
dc.identifier.tid203053958-
dc.subject.fosGestãopt_PT
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