Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/43
Title: Expectativas e sucesso escolar: contributo para a desmistificação da matemática.
Authors: Leal, Joaquim António Ferreira da Silva
Keywords: Efeito pigmalião
Rendimento escolar
TME
Issue Date: 2007
Citation: Leal, J. A. F. S. (2007). Expectativas e sucesso escolar: contributo para a desmistificação da matemática. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
Abstract: Esta investigação desenvolve-se em duas partes: revisão da literatura e trabalho empírico. Na revisão da literatura faz-se o levantamento de factores relacionados com o insucesso escolar, dando um destaque especial aos aspectos que condicionam a aprendizagem da matemática. Partindo de opiniões variadas, conclui-se que esta disciplina foi mitificada ao longo dos tempos, criando-se a ideia de que ela é acessível apenas a um grupo de privilegiados, logo, tornando-se causa de insucesso escolar. A constatação de que a aprendizagem é um proceso complexo que envolve vários factores, determinou que se procurassem algumas justificações para o insucesso escolar, nomeadamente através da identificação de causas de origem individual (centradas nos alunos), de origem social (centradas na sociedade e na família) e de origem institucional (centradas no poder político, nas escolas e nos professores). A principal abordagem ao tema que se desenvolve nesta investigação realiza-se através da apresentação da obra "Pigmalião na sala de aula", de Rosenthak e Jacobson. Com as experiências realizadas por estes investigadores ficou provado que as expectativas dos professores se reflectem no QI dos alunos, influenciando comportamentos, atitudes e resultados escolares. Dá-se conta também doutros estudos e doutros investigadores quer dos que confirmaram as teorias de Rosenthal e Jacobson, que dos que as rejeitaram ou apresentaram resultados diferentes. Na segunda parte, apresenta-se e discutem-se os resultados do estudo empírico realizado com os duzentos e trinta alunos que frequentam a disciplina de matemática, no 10.º ano de escolaridade, numa escola secundária, ao mesmo tempo que se discutem as opiniões dos professores da mesma disciplina. A problemática em estudo centra-se na génese das auto-expectativas e na forma como estas se reflectem nos resultados escolares a matemática.
URI: http://hdl.handle.net/11328/43
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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