Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/4274
Title: Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique
Authors: Campira, Farissai Pedro
Almeida, Leandro Silva
Araújo, Alexandra M.
Keywords: Ensino Superior
Satisfação Académica
Experiência Académica
Moçambique
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Citation: Campira, F. P., Almeida, L. S., & Araújo, A. M. (2021). Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educação e Formação, 6(3), e4913. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4913. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4274
Abstract: Este artigo analisa a satisfação académica de estudantes universitários moçambicanos em relação à sua vivência académica. Participaram no estudo 30 estudantes de diferentes cursos, frequentando o 1º ou 2º ano dos cursos. Os estudantes realizaram individualmente uma entrevista semiestruturada sobre a satisfação com as suas experiências académicas. Os resultados reportam que os aspetos mais referenciados pelos estudantes dizem respeito às infraestruturas, relações interpessoais, e condições de aprendizagem. O desenvolvimento da autonomia e a preocupação com a futura profissão também emergiram como áreas importantes. As condições de aprendizagem e das infraestruturas são dimensões que reportam maior insatisfação junto dos estudantes universitários. Os resultados permitem identificar itens importantes a considerar na construção de um questionário de avaliação da satisfação dos estudantes universitários com as suas experiências académicas, sugerindo também áreas de intervenção institucional de promoção do envolvimento e do sucesso académico destes estudantes.
URI: http://hdl.handle.net/11328/4274
ISSN: 2448-3583
Appears in Collections:INPP - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4913-Texto do artigo-22377-1-10-20210628.pdf219.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.