Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/427
Title: A importância da informação no mercado de capitais para os alunos do ensino superior.
Authors: Reis, Américo David Soares dos
Keywords: Aluno
Género
Idade
Ilusão
Cognitiva
Informação
Mercado de capitais
Mercados eficientes
Região
TMF
Issue Date: 2012
Citation: Reis, A.D.S. (2012). A importância da informação no mercado de capitais para os alunos do ensino superior. Dissertação de Mestrado em Finanças.
Abstract: O mercado de capitais é um mercado onde se transaciona antes de tudo informação, onde o investidor é o grande consumidor. Pretendeu-se assim com este trabalho, compreender a capacidade de investimento dos alunos do ensino superior, como estes interagem com a informação e se esta influencia o seu comportamento, recorrendo a metodologia quantitativa de inquérito por questionário, do qual se recolheram 323 alunos, o que permite realizar os testes com maior significância estatística. Obtiveram-se importantes conclusões aferindo que 40,6% dos alunos tem capacidade de investimento tendo já investido alguma vez no mercado de capitais, os produtos em que preferem investir são os certificados de aforro, fundos de investimento e ações. Atualmente 41,2% estão dispostos a fazer investimentos no curto prazo, quanto ao seu perfil de investidor 9% dos homens estão dispostos a assumir maiores riscos nos investimentos em relação a 5,6% das mulheres; 16,2% dos homens são mais confiantes na utilização da informação do que 8,9% das mulheres, como aspeto que deu origem às decisões de investir; 52,7% consideram o nível atual de informação disponível insuficiente. Concluindo assim que as variáveis que melhor definem e influenciam os alunos enquanto investidores são a classificação da informação, excesso de confiança na utilização da informação disponível, a idade e o género. Financial Markets are the place where we trade above all information and the biggest consumer is the trader. With this research I tried to understand the ability of college students to do investments and how do they react and interact with information, understanding their behavior., using for this the questionnaire methodology. Important results were founded, showing that 40,6% of students already did investments on financial markets and finding their preference products to do investments like stocks and investments funds. Actually 41,2% of the students profile investor are available to do investments but only in short term, 9% of male students profile investor are available to assume more risk on their investments compare with 5,6% of female students, in other hand 16,2% of male students are more confident than the female students are in only 8,9% about how do they use the information and decide to invest, the available information is considered not enough on 52,7%. Is possible to conclude that exist some variables can explain the investment students behavior like overconfidence, feeling about information, region, age and gender.
URI: http://hdl.handle.net/11328/427
Appears in Collections:REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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