Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/4269
Title: As perspetivas dos diretores sobre o modelo de gestão das escolas portuguesas
Authors: Carvalho, João M. S.
Delgado, Paulo
Diogo, Vera
Martins, Pedro
Romão, Paula
Keywords: Gestão da escola
Diretor, Conselho geral, Autonomia
Diretor
Conselho geral
Autonomia
Issue Date: 20-Jun-2022
Publisher: Universidade Católica Portuguesa
Citation: Carvalho, J. M. S., Delgado, P., Diogo, V., Martins, P., Romão, P. (2022). As perspetivas dos diretores sobre o modelo de gestão das escolas portuguesas. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, (23), 1-29. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11109. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4269
Abstract: Mais de uma década desde a entrada em vigor do modelo de gestão e administração escolar português, urge conhecer e interpretar as perspetivas dos Diretores das escolas do Ensino Básico e Secundário sobre a aplicação dos normativos em vigor. Após 30 entrevistas exploratórias, que permitiram criar o desenho do estudo quantitativo subsequente, foi realizado um inquérito a nível nacional a uma amostra representativa de 83 Diretores de Escola ou Agrupamentos de Escola, visando conhecer as suas opiniões sobre o modelo de gestão das mesmas. Conclui-se que o papel dos stakeholders externos, nomeadamente as famílias e a comunidade, é olhado com desconfiança e desvalorizado ao nível do Conselho Geral; que o poder acrescido dos Diretores é por eles assumido, mas privilegiando a tradicional participação dos outros elementos da comunidade escolar; e que a autonomia das escolas é mais teórica do que prática, por via da inexistência dos instrumentos necessários para a sua afirmação. São retiradas ilações para o futuro da gestão escolar em Portugal.
URI: http://hdl.handle.net/11328/4269
ISSN: 1645-4006 (Print)
2182-4614 (Electronic)
Appears in Collections:REMIT - Artigos em Revistas Nacionais / Papers in National Journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
11109-Artigo-21018-1-10-20220620.pdf216.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.