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Title: Cultura(s) docente(s) no ensino não superior: o caso do Magistério Bg n.º 2050 Santa Doroteia - Lobito
Authors: Abelha, Marta, orientador científico
Antunes, Emília Bulica dos Santos
Keywords: Culturas docentes
Colaboração docente
Individualismo
Balcanização
Ensino não superior
Issue Date: 4-May-2022
Citation: Antunes, E. B. S. (2022). Cultura(s) docente(s) no ensino não superior: o caso do Magistério Bg n.º 2050 Santa Doroteia - Lobito [Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4067
Abstract: Esta dissertação visa constituir um contributo para a compreensão do tema das cultura(s) docente(s) no ensino não superior em Angola e como é perspetivada a colaboração docente pelos protagonistas (professores). Foram traçados como principais objetivos de investigação a desenvolver: i) identificar conceções de Professores sobre o conceito de trabalho colaborativo docente; ii) caracterizar dinâmicas de trabalho que Professores afirmam desenvolver; iii) identificar fatores potenciadores e inibidores do trabalho colaborativo docente; e iv) propor linhas orientadoras para a promoção de uma cultura de colaboração docente. Interesses de índole profissional estiveram, também, subjacentes à escolha da temática da presente dissertação. Percebemos que docentes e estudantes ao organizarem-se cooperativamente podem partilhar responsabilidades e vir a aprender e recriar a sua cultura. Para isso, há necessidade de os professores melhorarem a qualidade dos processos educativos, recriarem conceções diferentes de trabalho e organização e serem capazes de estabelecer novas relações com as diferentes formas de conhecimento. O presente estudo adotou uma natureza essencialmente qualitativa. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2020 no Colégio Santa Doroteia do município do Lobito. O inquérito por questionário assumiu-se como principal técnica de recolha de dados, tendo sido validados vinte e dois (n=22) dos vinte e cinco (N=25) questionários administrados. A análise documental e a observação direta assumiram-se como meios complementares de recolha de dados. A análise de estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Como principais resultados da presente investigação, constatou-se que o individualismo e a balcanização docentes imperam na escola em estudo, e que a colaboração docente é mais desejada do que propriamente vivenciada pelos professores participantes no estudo.
This dissertation aims to constitute a contribution to the understanding of the theme of teaching culture(s) in non higher education in Angola and how teaching collaboration is perceived by the protagonists (teachers). The main research objectives to be developed were: i) to identify teachers' conceptions of the concept of collaborative teaching work; ii) to characterise the working dynamics that teachers claim to develop; iii) to identify factors enhancing and inhibiting collaborative teaching work; and iv) to propose guidelines for the promotion of a culture of collaborative teaching. Professional interests also underpinned the choice of the topic of this dissertation. We realised that teachers and students, by organising themselves cooperatively, can share responsibilities and come to learn and recreate their culture. For this, there is a need for teachers to improve the quality of educational processes, recreate different conceptions of work and organisation and be able to establish new relationships with different forms of knowledge. The present study adopted an essentially qualitative nature. The empirical study took place in the 2020 school year at Colégio Santa Doroteia in Lobito municipality. The questionnaire survey was the main data collection technique and twenty-two (n=22) of the twenty-five (N=25) questionnaires administered were validated. Documentary analysis and direct observation were complementary means of data collection. The analysis of simple statistics was the preferred data processing technique. As main results of this research, it was found that individualism and teacher balkanization prevail in the school under study, and that teacher collaboration is more desired than properly experienced by the teachers participating in the study.
URI: http://hdl.handle.net/11328/4067
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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