Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/3993
Title: Dislexia: uma revisão sistemática
Other Titles: Dyslexia: an systematic review
Authors: Lopes, Erivelton da Silva
Carvalho, Olívia da Conceição
Keywords: Dislexia
Identificação
Intervenção
Issue Date: 29-Mar-2022
Citation: Lopes, E. S., & Carvalho, O. C. (2022). Dislexia: uma revisão sistemática. Conjecturas, 19(1), 2019 [publicado online em 2022]. doi: https://doi.org/10.53660/CONJ-840-F18. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3993
Abstract: A primeira infância é sem dúvida marcada por intensos processos de desenvolvimento, justamente nessa fase as crianças começam a lidar com a aprendizagem. Se a aquisição da linguagem não ocorrer de forma natural e espontânea, é necessário investigar se a criança possui algum transtorno de aprendizagem, como por exemplo a dislexia. Sendo assim, o presente estudo propõe realizar uma revisão sistemática da literatura para demonstrar o estado atual da contribuição acadêmica em torno da dislexia, inclusive sobre o conhecimento de professores. A metodologia consistiu em um levantamento bibliográfico de artigos completos publicados em periódicos nacionais nos últimos dez anos. Observou-se que a literatura dispõe de muitas definições e conceitos sobre a dislexia, os sintomas/sinais são muito bem descritos, os testes de rastreio consistem basicamente em provas de habilidades fonológicas e a abordagem consiste em intervenções educacionais, incluindo instruções diretas quanto às habilidades de reconhecimento de palavras. Observou-se que são inegáveis os benefícios das intervenções pedagógicas voltadas para o desenvolvimento cognitivo como forma de se evitar o fracasso escolar, a repetência e a evasão escolar.
URI: http://hdl.handle.net/11328/3993
ISSN: 1657-5830 (Online)
Appears in Collections:INPP - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dyslexia an systematic review.pdf272.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.