Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11328/3993
Title: | Dislexia: uma revisão sistemática |
Other Titles: | Dyslexia: an systematic review |
Authors: | Lopes, Erivelton da Silva Carvalho, Olívia da Conceição |
Keywords: | Dislexia Identificação Intervenção |
Issue Date: | 29-Mar-2022 |
Citation: | Lopes, E. S., & Carvalho, O. C. (2022). Dislexia: uma revisão sistemática. Conjecturas, 19(1), 2019 [publicado online em 2022]. doi: https://doi.org/10.53660/CONJ-840-F18. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3993 |
Abstract: | A primeira infância é sem dúvida marcada por intensos processos de desenvolvimento, justamente nessa fase as crianças começam a lidar com a aprendizagem. Se a aquisição da linguagem não ocorrer de forma natural e espontânea, é necessário investigar se a criança possui algum transtorno de aprendizagem, como por exemplo a dislexia. Sendo assim, o presente estudo propõe realizar uma revisão sistemática da literatura para demonstrar o estado atual da contribuição acadêmica em torno da dislexia, inclusive sobre o conhecimento de professores. A metodologia consistiu em um levantamento bibliográfico de artigos completos publicados em periódicos nacionais nos últimos dez anos. Observou-se que a literatura dispõe de muitas definições e conceitos sobre a dislexia, os sintomas/sinais são muito bem descritos, os testes de rastreio consistem basicamente em provas de habilidades fonológicas e a abordagem consiste em intervenções educacionais, incluindo instruções diretas quanto às habilidades de reconhecimento de palavras. Observou-se que são inegáveis os benefícios das intervenções pedagógicas voltadas para o desenvolvimento cognitivo como forma de se evitar o fracasso escolar, a repetência e a evasão escolar. |
URI: | http://hdl.handle.net/11328/3993 |
ISSN: | 1657-5830 (Online) |
Appears in Collections: | INPP - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dyslexia an systematic review.pdf | 272.91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.