Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/3991
Title: A influência do perfil do professor na formação integral dos alunos da 9.ª classe da Escola n.º 1348 do Município de Benguela
Authors: Sousa, João Carlos Machado de, orientador científico
Abelha, Marta, coorientação
Jeque, Luzia Catumbo
Keywords: Perfil
Formação
Docente e discente
Issue Date: 13-Dec-2021
Citation: Jeque, L. C. (2021). A influência do perfil do professor na formação integral dos alunos da 9.ª classe da Escola n.º 1348 do Município de Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3991
Abstract: Depois de uma longa caminhada na busca de conhecimentos científicos para obtenção do grau de Mestrado na área de Administração e Gestão da Educação, com olhos erguidos e o espírito crítico na promoção da formação integral dos alunos, permitiu-nos observar com mais rigor sobre a influência do perfil do professor que condiciona o processo de ensino aprendizagem. A partir dos resultados desta investigação, sentimos com a presente dissertação a necessidade de falarmos sobre A influência do perfil do professor na formação integral dos alunos da 9ª classe da escola Nº 1348 do município de Benguela, que tem como objetivo geral, promover a criação de um perfil de professor indutor da formação integral dos alunos da 9ª classe da escola referida. É importante que o professor tenha um perfil adequado que lhe permite atuar como educador ou seja, um adulto capaz de exercer sobre os seus alunos uma influência verdadeiramente construtiva. O presente estudo pretende analisar com fundamentos teóricos e empíricos o impacto do trabalho dos professores na formação integral dos alunos de modo a contribuir para minimização do problema. Metodologicamente trata-se de um estudo do tipo quantitativo, de nível descritivo e transversal, para tornar significativamente este estudo foram elaborados dois inquéritos por questionário conforme a natureza de cada indicador da amostra selecionada de forma aleatória por 27 professores, onde 18 são femininos, e a 100 alunos, onde 57 são femininos. Os dados obtidos apontam resultados positivos quanto à criação de um perfil de professor face a formação dos alunos, visto que, é um tema de grande relevância porque contribui para melhorar a qualidade educacional, considerando que há um grande interesse de resgatar os valores morais e éticos dos alunos. Estes resultados são significativos e fundamentais para a presente investigação pois, que o professor possui competências que proporcionam as condições exigidas para analisar, entender e aperfeiçoar os seus conhecimentos, e contribuir, desta forma, para a formação integral de seus alunos.
After a long search for scientific knowledge to obtain a Master's degree in the area of Administration and Management of Education, with eyes raised and the critical spirit in the promotion of the integral formation of the students, allowed us to observe with more rigor the influence of the teacher's profile that influences the process of teaching learning. Based on the results of this research, we felt the need to talk about the influence of the teacher's profile in the integral formation of the 9th grade students of the municipality of Benguela's school, number 1348, whose as general goal is to promote the creation of a teacher's profile which inducts the students of the 9th grade of the referred school. It is important that the teacher has an adequate profile that allows him to act as an educator, that is, an adult capable of exerting on his students a truly constructive influence. The present study intends to analyse with theoretical and empirical foundations the impact of the work of the teachers in the integral formation of the students in order to contribute to the minimization of the problem. Methodologically, this is a quantitative, descriptive and cross-sectional study. To make this study meaningful, two questionnaires were drawn up according to the nature of each sample indicator randomly selected by 27 teachers, 18 of whom are female, and to 100 students, of whom, 57 are also female. The data obtained indicate positive results regarding the creation of a teacher's profile in what concerns the students' education, as it is a subject of great relevance because it contributes to improve the educational quality, considering that there is a great interest in recovering the moral and ethical values from the students. These results are significant and fundamental for the present research, once the teacher has the skills that provide the conditions required to analyse, understand and improve his knowledge, and contribute, in this way, to the integral formation of his students.
URI: http://hdl.handle.net/11328/3991
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
exemplar_2468.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.