Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11328/3990
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Xavier, Ana | - |
dc.contributor.author | Vagos, Paula | - |
dc.contributor.author | Palmeira, Lara | - |
dc.contributor.author | Mendes, Sofia | - |
dc.contributor.author | Rocha, Vanessa | - |
dc.contributor.author | Pereira, Sónia | - |
dc.contributor.author | Tavares, Marta | - |
dc.contributor.author | Menezes, Paulo | - |
dc.contributor.author | Patrão, Bruno | - |
dc.contributor.author | Silva, Rui | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T16:12:46Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T16:12:46Z | - |
dc.date.issued | 2021-04 | - |
dc.identifier.citation | Xavier, A., Vagos, P., Palmeira, L., Mendes, S., Rocha, V., Pereira, S., Tavares, M., Menezes, P., Patrão, B., & Silva, R. (2021). O eu e o nós das emoções: Um programa de promoção de competências socioemocionais em crianças no contexto escolar. Comunicação oral apresentada no XI Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, Lisboa, Portugal, 14th-15th April 2021. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3990 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/3990 | - |
dc.description.abstract | A literatura reconhece a importância de desenvolver esforços para promover as competências socioemocionais em contexto escolar, enquanto variável preditora da saúde mental, bem-estar e sucesso académico. O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de um programa de promoção de competências socioemocionais para crianças do 3º e 4º ano de escolaridade, integrado nas Academias Gulbenkian Conhecimento 2020. Este programa é constituído por 10 sessões em grupo incluídas no currículo escolar. Os objetivos gerais são: (i) promover o autoconhecimento, através da capacidade de identificação e expressão das emoções; (ii) treinar estratégias de autorregulação emocional focadas na tranquilização e compaixão; encorajar comportamentos de cooperação e conexão social. A promoção destas competências é auxiliada com recurso a tecnologias digitais (e.g., jogos interativos). Pretende-se ainda apresentar o design experimental deste estudo e as medidas de avaliação de eficácia, com base na perspetiva multi-informadores (crianças, pais e professores). Com a implementação do programa espera-se, nas crianças, um aumento nas competências de controlo emocional, empatia e cooperação, bem como uma perceção do clima emocional em sala de aula mais tranquilo e seguro. Espera-se ainda melhorias na perceção, por parte dos pais e professores, acerca das competências socioemocionais das crianças. Pretende-se promover o bem-estar psicológico das crianças e, de forma mais ampla, um ambiente mais positivo e compassivo nas escolas. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Lusíada de Lisboa | pt_PT |
dc.relation | Fundação Calouste Gulbenkian, Academias Gulbenkian do Conhecimento 2020 | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Competências socioemocionais | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Contexto escolar | pt_PT |
dc.subject | Clima emocional | pt_PT |
dc.title | O eu e o nós das emoções: Um programa de promoção de competências socioemocionais em crianças no contexto escolar | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.title | XI Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente | pt_PT |
degois.publication.location | Universidade Lusíada de Lisboa | pt_PT |
Appears in Collections: | INPP - Publicações em Livros de Atas Nacionais / Papers in National Proceedings |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
52_Ana_Xavier.pdf | 1.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.