Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/3990
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorXavier, Ana-
dc.contributor.authorVagos, Paula-
dc.contributor.authorPalmeira, Lara-
dc.contributor.authorMendes, Sofia-
dc.contributor.authorRocha, Vanessa-
dc.contributor.authorPereira, Sónia-
dc.contributor.authorTavares, Marta-
dc.contributor.authorMenezes, Paulo-
dc.contributor.authorPatrão, Bruno-
dc.contributor.authorSilva, Rui-
dc.date.accessioned2022-03-29T16:12:46Z-
dc.date.available2022-03-29T16:12:46Z-
dc.date.issued2021-04-
dc.identifier.citationXavier, A., Vagos, P., Palmeira, L., Mendes, S., Rocha, V., Pereira, S., Tavares, M., Menezes, P., Patrão, B., & Silva, R. (2021). O eu e o nós das emoções: Um programa de promoção de competências socioemocionais em crianças no contexto escolar. Comunicação oral apresentada no XI Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, Lisboa, Portugal, 14th-15th April 2021. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3990pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/3990-
dc.description.abstractA literatura reconhece a importância de desenvolver esforços para promover as competências socioemocionais em contexto escolar, enquanto variável preditora da saúde mental, bem-estar e sucesso académico. O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de um programa de promoção de competências socioemocionais para crianças do 3º e 4º ano de escolaridade, integrado nas Academias Gulbenkian Conhecimento 2020. Este programa é constituído por 10 sessões em grupo incluídas no currículo escolar. Os objetivos gerais são: (i) promover o autoconhecimento, através da capacidade de identificação e expressão das emoções; (ii) treinar estratégias de autorregulação emocional focadas na tranquilização e compaixão; encorajar comportamentos de cooperação e conexão social. A promoção destas competências é auxiliada com recurso a tecnologias digitais (e.g., jogos interativos). Pretende-se ainda apresentar o design experimental deste estudo e as medidas de avaliação de eficácia, com base na perspetiva multi-informadores (crianças, pais e professores). Com a implementação do programa espera-se, nas crianças, um aumento nas competências de controlo emocional, empatia e cooperação, bem como uma perceção do clima emocional em sala de aula mais tranquilo e seguro. Espera-se ainda melhorias na perceção, por parte dos pais e professores, acerca das competências socioemocionais das crianças. Pretende-se promover o bem-estar psicológico das crianças e, de forma mais ampla, um ambiente mais positivo e compassivo nas escolas.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Lusíada de Lisboapt_PT
dc.relationFundação Calouste Gulbenkian, Academias Gulbenkian do Conhecimento 2020pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetências socioemocionaispt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectContexto escolarpt_PT
dc.subjectClima emocionalpt_PT
dc.titleO eu e o nós das emoções: Um programa de promoção de competências socioemocionais em crianças no contexto escolarpt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.titleXI Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescentept_PT
degois.publication.locationUniversidade Lusíada de Lisboapt_PT
Appears in Collections:INPP - Publicações em Livros de Atas Nacionais / Papers in National Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
52_Ana_Xavier.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.