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http://hdl.handle.net/11328/3990
Título: | O eu e o nós das emoções: Um programa de promoção de competências socioemocionais em crianças no contexto escolar |
Autores: | Xavier, Ana Vagos, Paula Palmeira, Lara Mendes, Sofia Rocha, Vanessa Pereira, Sónia Tavares, Marta Menezes, Paulo Patrão, Bruno Silva, Rui |
Palavras-chave: | Competências socioemocionais Crianças Contexto escolar Clima emocional |
Data: | Abr-2021 |
Editora: | Universidade Lusíada de Lisboa |
Citação: | Xavier, A., Vagos, P., Palmeira, L., Mendes, S., Rocha, V., Pereira, S., Tavares, M., Menezes, P., Patrão, B., & Silva, R. (2021). O eu e o nós das emoções: Um programa de promoção de competências socioemocionais em crianças no contexto escolar. Comunicação oral apresentada no XI Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, Lisboa, Portugal, 14th-15th April 2021. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3990 |
Resumo: | A literatura reconhece a importância de desenvolver esforços para promover as competências socioemocionais em contexto escolar, enquanto variável preditora da saúde mental, bem-estar e sucesso académico. O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de um programa de promoção de competências socioemocionais para crianças do 3º e 4º ano de escolaridade, integrado nas Academias Gulbenkian Conhecimento 2020. Este programa é constituído por 10 sessões em grupo incluídas no currículo escolar. Os objetivos gerais são: (i) promover o autoconhecimento, através da capacidade de identificação e expressão das emoções; (ii) treinar estratégias de autorregulação emocional focadas na tranquilização e compaixão; encorajar comportamentos de cooperação e conexão social. A promoção destas competências é auxiliada com recurso a tecnologias digitais (e.g., jogos interativos). Pretende-se ainda apresentar o design experimental deste estudo e as medidas de avaliação de eficácia, com base na perspetiva multi-informadores (crianças, pais e professores). Com a implementação do programa espera-se, nas crianças, um aumento nas competências de controlo emocional, empatia e cooperação, bem como uma perceção do clima emocional em sala de aula mais tranquilo e seguro. Espera-se ainda melhorias na perceção, por parte dos pais e professores, acerca das competências socioemocionais das crianças. Pretende-se promover o bem-estar psicológico das crianças e, de forma mais ampla, um ambiente mais positivo e compassivo nas escolas. |
URI: | http://hdl.handle.net/11328/3990 |
Aparece nas colecções: | INPP - Publicações em Livros de Atas Nacionais / Papers in National Proceedings |
Ficheiros deste registo:
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