Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/3956
Title: Políticas educativas de promoção da inclusão: O caso de mães adolescentes da Escola do II Ciclo, Liceu da Ganda BG 5186
Authors: Carvalho, Olívia da Conceição, orientador científico
Ovídio, Paulino Mbambi
Keywords: Parentalidade
Stresse parental
Vinculação
Maternidade adolescente
Issue Date: 3-Mar-2022
Citation: Ovídio, P. M. (2022). Políticas educativas de promoção da inclusão: O caso de mães adolescentes da Escola do II Ciclo, Liceu da Ganda BG 5186. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3956
Abstract: Este trabalho de investigação, objetiva discutir a relação entre a educação e a inclusão de mães adolescente no processo evolutivo do ensino e da aprendizagem. Tem como objetivo analisar as mudanças comportamentais ocorridas no quotidiano de alunas, mães adolescentes. A pesquisa situa-se na área da educação numa abordagem qualitativa e quantitativa, com recurso a uma análise realizada estatistica realizada com suporte do programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 26.0 para Windows. foi desenvolvido na Escola Pública do II Ciclo Liceu da Ganda BG 5186. Contribuirá para o melhoramento do ensino e aprendizagem, verificar os benefícios da inclusão de mães adolescentes em salas de aulas na Escola do II Ciclo da Ganda, promovendo assim uma vinculação segura e a qualidade afectiva na interacção entre mãe e filho. Pretende-se, ainda reduzir o abandono e o absentismo das alunas nestas condições. Análisamos, também, a pedagogia aplicada nesta Escola pública que considera a inclusão com perspectivas de uma educação de qualidade, abordando algumas questões desafiantes apresentadas para uma busca de reflexões em torno da constante evolução da sociedade, especialmente no que diz respeito à inclusão de mães adolescentes em salas de aula. A partir daí, buscou-se incorporar diálogos voltados para a ação do educador e dos gestores educacionais visando encontrar caminhos para a aplicabilidade da inclusão dentro da Escola.
This investigation work aims at to discuss the relationship among the education the adolescent inclusion of mothers in the evolutionary process of the teaching and of the learning. He/she has as objective Analyzes the behavioral changes happened in the everyday in adolescent mothers. The research locates in the area of the education, it is of the qualitative and quantitative approach, with resource to the descriptive study, it was developed at the Public School of the II Cycle school of Ganda BG 5186. He/she will contribute to the improvement of the teaching and learning, to verify the benefits of the adolescent mothers' inclusion in classrooms in the School of the II Cycle of Ganda, promoting like this a safe attachment and the quality effective in the interaction between mother and son. It is intended, still to reduce the abandonment and the students' absenteeism in these conditions. It is, equally, an analysis of the present pedagogy in this public School that it considers the inclusion with perspectives of a quality education, approaching some challenging subjects presented for a search of reflections around the constants evolutions of that society, especially in what he/she concerns the adolescent mothers' inclusion in classrooms. Starting from that, it was looked for to incorporate dialogues returned for the educator's action and of the education managers seeking to find roads inside for the applicability of the several inclusion techniques of the School. The tendency of the contemporary education is to firm the need that the student should live the learning in the classroom in way more dynamic, significant and inclusive.
URI: http://hdl.handle.net/11328/3956
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
exemplar_2496.pdf2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.