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dc.contributor.authorAlbuquerque, Ana Sílvia-
dc.contributor.authorFernandes, Sandra-
dc.contributor.authorAbelha, Marta-
dc.date.accessioned2021-12-02T12:37:03Z-
dc.date.available2021-12-02T12:37:03Z-
dc.date.issued2021-11-
dc.identifier.citationAlbuquerque, A. S., Fernandes, S., & Abelha, M. (2021). Educação para o desenvolvimento sustentável e responsabilidade social no Ensino Superior: um estudo de caso na Universidade Portucalense. In M. R. Henriques, & D. S. Castilhos (Orgs.), Justiça social e integração para o desenvolvimento e cidadania global, (pp.195-207). Edições JUX.XXI. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3843pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54998-5-4 (Digital)-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/3843-
dc.description.abstractA formação dos estudantes ao nível do ensino superior deve privilegiar a sensibilização para práticas de sustentabilidade e responsabilidade social, envolvendo-os em dinâmicas da própria escola a que pertencem. 0 presente artigo pretende trazer à luz o modo como a Universidade Portucalense tem contribuído para esse fim, no âmbito da comunidade académica. E consabida a existência de um Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior — ORSIES — com o qual tem ocorrido uma Iigação constante, dando lugar a uma interação profícua, resultando no incremento de ações promotoras de consciência ética e cívica na presente e futura comunidade académica, porque profiláticas, na sua essência. Para além de várias unidades curriculares nos diversos cursos contemplarem temáticas sobre direitos humanos, igualdade de género, multiculturalismo, outras há, transversais, vocacionadas para a promoção do empreendedorismo numa perspetiva de desenvolvimento sustentável. Acresce a existência de um orgão constituído por docentes e colaboradores — RES-UPT — Responsabilidade e Sustentabilidade Social Universidade Portucalense, sob a alçada da Entidade Instituidora, que colabora estreitamente com os núcleos de estudantes das várias áreas cientificas de modo a incutir-lhes o sentido de pertença a um mundo globalizado, que deve, imperativamente, de ser protegido como legado para as gerações vindouras. De um modo satelizador, os núcleos de estudantes interagem com a comunidade académica nacional e internacional, através da prática de voluntariado em países em situação de assinalável vulnerabilidade.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEdições JUX.XXIpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_PT
dc.subjectResponsabilidade Socialpt_PT
dc.subjectVoluntariadopt_PT
dc.subjectDireitos Humanospt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.titleEducação para o desenvolvimento sustentável e responsabilidade social no Ensino Superior: um estudo de caso na Universidade Portucalensept_PT
dc.title.alternativeEducation for sustainable development and social responsability in Higher Education: a case study at Portucalense Universitypt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage195pt_PT
degois.publication.lastPage207pt_PT
degois.publication.titleJustiça social e integração para o desenvolvimento e cidadania globalpt_PT
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