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Title: A influência da música no desenvolvimento neurocognitivo
Authors: Leite, Jorge, orientador científico
Costa, Ana Rita Saraiva
Keywords: Música
Desenvolvimento neurocognitivo
Cérebro
Crianças
Issue Date: 30-Nov-2021
Citation: Costa, A. R. S. (2021). A influência da música no desenvolvimento neurocognitivo. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3841
Abstract: O ser humano não nasce com todas as competências, necessita sim, de um desenvolvimento dessas capacidades ao longo da vida. Os primeiros passos do desenvolvimento são dados durante a diferenciação intrauterina e a maturação de todas as estruturas neuronais que decorrem ao longo de várias décadas. São conhecidos diversos fatores que influenciam o desenvolvimento tais como melhor desempenho, melhores capacidades de memorização, maiores valores de anisotropia fracionada, maior volume de matéria cinzenta, maior lateralização bem como ativação mais forte das áreas de associação auditiva, desenvolvimento linguístico e fonológico e elevado Q.I.. Contudo, o menos estudado é o efeito da música ao longo do desenvolvimento do ser humano. Sob essa perspetiva, o presente estudo teve como objetivo mostrar os impactos da música no desenvolvimento neurocognitivo, para isso, foi realizada uma pesquisa de artigos incluídos na base de dados PubMed, de acordo com as palavras chave Cognitive Development e Music, no idioma inglês, de forma a integrar a literatura internacional. A base de dados foi configurada para buscar as palavras nos campos “título/resumo”, foi utilizado o operador booleano “and” visando induzir que as palavras selecionadas constassem nos referidos campos. Foram recuperados 18 estudos, que foram organizados em três tabelas intituladas como Alterações neuroanatómicas; Alterações das competências musicais e Alterações das competências cognitivas. Os resultados encontrados na presente pesquisa sugerem que a música demonstra ter um papel relevante no desenvolvimento neurocognitivo da criança, havendo uma correlação positiva. Esta, traz benefícios às crianças, tendo sido possível identificar os benefícios proporcionados pela música tais como as mudanças cerebrais, de competências musicais e cognitivas. No entanto existem diversas limitações dos estudos tais como as amostras não são representativas; maioritariamente dos estudos recolhidos não têm uma aleatorização dos participantes; o treino não está estruturado no mesmo; não havendo um grupo de controlo e não manipulando a variável independente não é possível examinar a causa direta ou a relação preditiva entre as variáveis de forma a investigar os efeitos da alteração realizada, desta forma deveriam existir mais estudos experimentais para testar da melhor forma a veracidade das variáveis em causa.
Not all skills are fully developed at birth. On the contrary, human being undergo a long development process until all the skills are fully developed. Development is dependent on several factors such as better performance, better memorization skills, higher fractional anisotropy values, greater gray matter volume, greater lateralization as well as stronger activation of auditory association areas, linguistic and phonological development and high IQ. However, the least studied is the effect of music throughout human development. From this perspective, the present study aimed to show the impacts of music on Neurocognitive development. In this sense, a search of articles included in the PubMed database was performed, following the keywords Cognitive Development and Music, in English language. Search strategy included search for the words in the fields “title/abstract”, by the Boolean operator “and”. Eighteen articles were retrieved and organized in three tables entitled as neuroanatomical alterations; Changes in musical skills and Changes in cognitive skills. The show that music has a relevant role in children's neurocognitive development, with a positive correlation. These beneficial effects of music in children´s development include brain changes, and musical skills and cognitive development. However, there are several limitations such as the samples are not representative; most of the collected studies do not have a randomization of the participants; training is not structured in it; without a control group and not manipulating the independent variable, it is not possible to examine the direct cause or the predictive relationship between the variables in order to investigate the effects of the change performed, so there should be more experimental studies to better test the veracity of the variables concerned.
URI: http://hdl.handle.net/11328/3841
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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