Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11328/3806
Título : Cidadania ativa numa sociedade envelhecida: O voluntariado sénior
Autor : Luz, Helena Reis
Miguel, Isabel
Palabras clave : Trabalho
Voluntariado sénior
Ativação dos idosos
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Imprensa da Universidade de Coimbra
Citación : Luz, H. R., & Miguel, I. (2021). Cidadania ativa numa sociedade envelhecida: O voluntariado sénior. In C. C. Santos, & M. Teixeira (Eds.), Intervenções e mediações com idosos, (pp. 137-166). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. https://doi.org/10.14195/978-989-26-1788-6. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3806
Resumen : O envelhecimento demográfico constitui uma realidade incontornável das sociedades atuais, colocando às sociedades envelhecidas desafios acrescidos que interessa observar. Considerando a cidadania, as concepções capitalistas enfatizam o papel central do trabalho na definição do estatuto de cidadão, destacando a estreita relação entre participação no mercado de trabalho e inclusão social. No entanto, essa abordagem deve ser reequacionada no contexto específico da população idosa, uma vez que na reforma estes encontram vários domínios significativos de participação social para além do trabalho remunerado. Neste âmbito, o voluntariado sénior afigura-se como um meio proeminente de ativar a participação social dos idosos. O presente capítulo tem como objetivo discutir as fragilidades de uma cidadania baseada no trabalho, enfatizando o voluntariado sénior como uma abordagem de ativação e promoção da participação social dos idosos.
URI : http://hdl.handle.net/11328/3806
ISBN : 978-989-26-1787-9
Aparece en las colecciones: INPP - Capítulos de Livros / Book Chapters

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Capítulo_Luz Miguel_VF.pdf245 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.