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Title: O efeito de uma intervenção breve focada na compaixão na redução do stress e do burnout em estudantes do ensino superior
Authors: Xavier, Ana, orientador científico
Barbosa, Ana Sofia da Silva
Keywords: Compaixão
Intervenção
Estudantes do ensino superior
Stress
Burnout
Issue Date: 3-Sep-2021
Citation: Barbosa, A. S. S. (2021). O efeito de uma intervenção breve focada na compaixão na redução do stress e do burnout em estudantes do ensino superior. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3644
Abstract: A literatura aponta que cerca de 50% dos estudantes do ensino superior apresenta sintomas de stress e burnout, devido a um conjunto de mudanças e de novos desafios enfrentados em contexto académico. As ações preventivas focadas no desenvolvimento de competências socioemocionais orientadas para a compaixão têm mostrado benefícios psicológicos e emocionais. O objetivo geral do presente estudo é desenvolver uma intervenção breve online focada na compaixão para ser fornecida aos estudantes do ensino superior, bem como estudar o seu efeito na diminuição do autocriticismo, do stress, do burnout e no aumento das competências de compaixão. A amostra é constituída por 117 estudantes, dos quais 68 aceitaram voluntariamente participar para a constituição aleatória de dois grupos de intervenção, um focado na compaixão e outro focado na gratidão. Os resultados indicaram correlações significativas entre a autocompaixão, compaixão pelos outros, autocriticismo, stress e burnout. Adicionalmente, o autocriticismo e as ações compassivas revelaram-se preditores significativos dos sintomas de burnout. Em relação à comparação entre os dois grupos de intervenção, os resultados obtidos mostraram níveis de autocompaixão, compaixão pelos outros, autocriticismo, stress e burnout equivalentes entre os grupos de compaixão e gratidão no pré e pós-intervenção. No grupo de intervenção focado na compaixão não existiram diferenças estatisticamente significativas na autocompaixão, compaixão pelos outros, autocriticismo, stress e burnout após a intervenção. Estes resultados inesperados são alvo de discussão na presente dissertação. Embora os estudantes universitários tenham demonstrado uma baixa frequência das práticas de compaixão ao longo de 4 semanas, consideraram a intervenção com utilidade e motivação.
The literature indicates that about 50% of higher education students present symptoms of stress and burnout, due to a set of changes and new challenges faced in an academic context. Preventive actions focused on the development of compassion-oriented socio-emotional skills have shown psychological and emotional benefits. The general objective of the present study is to develop a brief online intervention focused on compassion to be provided to higher education students, as well as to study its effect on decreasing self-criticism, stress, burnout and increasing compassionate skills. The sample consists of 117 students, 68 of whom voluntarily agreed to participate in the random constitution of two intervention groups, one focused on compassion and the other focused on gratitude. The results indicated significant correlations between self-compassion, compassion for others, self-criticism, stress, and burnout. Additionally, self-criticism and compassionate actions proved to be significant predictors of burnout symptoms. Regarding the comparison between the two intervention groups, the results obtained showed equivalent levels of self-compassion, compassion for others, self-criticism, stress and burnout between the compassion and gratitude groups in the pre- and post-intervention periods. In the intervention group focused on compassion, there were no statistically significant differences in self-compassion, compassion for others, self-criticism, stress, and burnout after the intervention. These unexpected results are discussed in this dissertation. Although university students demonstrated a low frequency of compassionate practices over 4 weeks, they found the intervention useful and motivated.
URI: http://hdl.handle.net/11328/3644
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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