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Title: Impacto de uma intervenção breve focada na compaixão no ajustamento psicológico dos estudantes do ensino superior
Authors: Palmeira, Lara, orientador científico
Moreira, Marisa Raquel Fernandes
Keywords: Compaixão
Autocriticismo
Saúde mental
Intervenção breve
Estudantes do ensino superior
Issue Date: 3-Sep-2021
Citation: Moreira, M. R. F. (2021). Impacto de uma intervenção breve focada na compaixão no ajustamento psicológico dos estudantes do ensino superior. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3643
Abstract: O contexto universitário acarreta inúmeros desafios, podendo envolver muito stress, que pode levar ao surgimento de psicopatologia. O objetivo principal deste estudo é desenvolver e testar a eficácia de uma intervenção breve à distância focada na compaixão na redução do autocriticismo, stress e promoção de saúde mental em estudantes do ensino superior. Neste estudo quasi-experimental participaram 117 estudantes universitários, dos quais, 68 aceitaram voluntariamente participar numa intervenção de 4 semanas, sendo aleatoriamente alocados num dos dois grupos de intervenção, um focado na gratidão (n = 32) e outro focado na compaixão (n =36). Os resultados revelaram que o eu inadequado se evidenciou como melhor preditor de níveis mais elevados de stress e pior saúde mental. Por outro lado, a capacidade de autotranquilização parece também ter uma influência positiva na saúde mental dos estudantes. Quanto à eficácia da intervenção verificou-se não existirem diferenças entre os dois grupos de intervenção, nem diferenças entre o pré e pós-teste na intervenção da compaixão em nenhuma das variáveis em estudo. Ainda que os resultados não corroborem a eficácia da intervenção neste formato, este estudo contribui para uma melhor compreensão da relação entre a compaixão, autocriticismo, stress e saúde mental bem como para o aperfeiçoamento da intervenção.
University is a challenging stage of life that can involve academic stress, which may lead to psychopathological symptoms. This study’s main objective is to develop and test the effectiveness of a brief distance intervention focused on compassion in reducing levels of self-criticism, stress, and promoting mental health in college students. This is a quasi-experimental study involving 117 college students, of which, 68 voluntarily agreed to participate in one of the two intervention groups, one focused on gratitude (n = 32) and the other focused on compassion (n = 36), for 4 weeks. Results from the regression analysis showed that self-criticism, particularly inadequate self was the best predictor of stress and poorer mental health. In turn, the ability to self-reassure the self was also a significant predictor of participants’ mental health. Concerning the effectiveness results showed no statistically significant differences between the two intervention groups at pre and post-test for all study’s variables. Also, no significant differences were found between pre and pos-for the compassion focused intervention group analysis. Although our results do not corroborate the effectiveness of the intervention, we believe that they contribute to a better understanding of the relationship between these constructs and for the intervention improvement.
URI: http://hdl.handle.net/11328/3643
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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