Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/3591
Title: A importância da arte na educação: Um exemplo da implementação do Plano Nacional das Artes
Authors: Formosinho, Maria das Dores, orientador científico
Nascimento, Maria Augusta, coorientação
Oliveira, Cecília Maria Dias
Keywords: Arte
Educação
Educação artística
Plano Nacional das Artes
Projeto cultural de escola
Issue Date: 13-Jul-2021
Citation: Oliveira, C. M. D. (2021). A importância da arte na educação: Um exemplo da implementação do Plano Nacional das Artes. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3591
Abstract: Neste trabalho apresentamos alguns dos motivos para incluir a Arte na Educação, com um enquadramento teórico-conceptual e histórico incidindo na criatividade, inclusão social e participação comunitária. Revemos as principais orientações normativo-legais e as concretizações recentes em Portugal, nomeadamente o Plano Nacional das Artes (PNA), de que destacamos os aspetos inovadores, e sobre o qual incide o nosso estudo empírico. O estudo empírico pretendeu observar e analisar a implementação do PNA num contexto específico, o Agrupamento de Escolas de Castro Daire, sinalizado pelos responsáveis nacionais como correspondendo a uma boa prática. Para além de percebermos essa concretização e as suas implicações, pretendemos, ao envolver os vários intervenientes, desenvolver uma consciência coletiva sobre a sua relevância e criar um espaço de diálogo sobre os contributos, dificuldades e desafios, bem como de sugestões para as próximas etapas, potenciando o trabalho que está a ser feito. Realizámos assim um estudo exploratório, descritivo e compreensivo, recorrendo a análise documental e a inquérito por entrevista e questionário, procurando analisar os fenómenos na sua especificidade e complexidade, a partir de diferentes fontes e perspetivas. A análise documental incidiu sobretudo nos Projetos Culturais de Escola. As entrevistas e os questionários incluíram um conjunto de questões abertas relacionadas com as vivências e perceções dos professores e outros dinamizadores do Projeto (técnica superior de empreendedorismo e artista residente), dos alunos de uma turma do 1o. CEB e seus encarregados de educação. Concluímos do sucesso desta implementação do PNA, cujos princípios foram contemplados nos objetivos delineados no Projeto Cultural de Escola e concretizados nas atividades desenvolvidas. A par dos contributos, foram também identificados alguns desafios de que surgiram sugestões para o planeamento das próximas etapas do PNA.
URI: http://hdl.handle.net/11328/3591
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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