Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/3575
Title: Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola
Authors: Sampaio, Joana
Oliveira, Íris M.
Araújo, Alexandra M.
Keywords: Competência emocional
Desenvolvimento positivo
Envolvimento na Escola
Adolescência
Issue Date: Apr-2020
Citation: Sampaio, J., Oliveira, I. M., & Araújo, A. M. (2020). Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola. Psicologia em Pesquisa, 14(1), 57-75. doi: 10.34019/1982-1247.2020.v14.27646. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3575
Abstract: A competência emocional, um indicador de desenvolvimento positivo na adolescência, constitui um fator explicativo do sucesso académico. Contudo, importa ainda investigar relações entre a competência emocional e variáveis processuais do sucesso académico, incluindo o envolvimento na escola. Este estudo analisa se a competência emocional constitui um recurso pessoal para o envolvimento na escola na adolescência, controlados efeitos do sexo e ano escolar. O Questionário de Competência Emocional e a Escala Quadridimensional de Envolvimento dos Alunos na Escola foram respondidos por 303 adolescentes de ambos os sexos (Midade = 16.36), que frequentavam o ensino secundário. Resultados da regressão linear hierárquica múltipla sugerem que a competência emocional explica 34% da variância do envolvimento na escola. Discutem-se implicações para investigação e intervenção psicológica.
URI: http://hdl.handle.net/11328/3575
ISSN: 1982-1247
Appears in Collections:INPP - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
05.pdf593.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.