Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/3385
Title: O papel do Diretor na promoção de medidas de combate ao insucesso na disciplina de Matemática: Um estudo de caso no Agrupamento X
Authors: Gouveia, Andreia dos Santos, orientador científico
Pinto, Susana Cristina Seixas
Keywords: Diretor
Matemática
Sucesso escolar
Escola e educação
Issue Date: 17-Feb-2021
Citation: Pinto, S. C. S. (2021). O papel do Diretor na promoção de medidas de combate ao insucesso na disciplina de Matemática: Um estudo de caso no Agrupamento X. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3385
Abstract: Intitulada “O Papel do Diretor na Promoção de Medidas de Combate ao Insucesso na Disciplina de Matemática”, esta dissertação tem como objetivo principal, analisar as estratégias de promoção do sucesso escolar implementadas pelo Diretor na disciplina de Matemática. Hoje, mais do que nunca, é impossível não considerar a importância da Educação e do sucesso escolar a Matemática. À escola que outrora se dedicava à instrução compete-lhe, hoje, uma Educação global, tornando os alunos competentes, independentes, críticos e responsáveis. Para que tal aconteça é necessário que os discentes tenham sucesso e por isso compete ao Diretor, a implementação de medidas que promovam o êxito nesta disciplina considerada de extrema importância, mas ainda inacessível a muitos alunos. Para realizar esta investigação optou-se por um Estudo de Natureza Qualitativa, a desenvolver no Agrupamento X e no terceiro ciclo, utilizando o método de Estudo de Caso, onde a análise documental constituiu a principal técnica de recolha e análise de dados. Deste estudo, concluímos que a monitorização das medidas de promoção de sucesso escolar é considerada, pelo Diretor, para a organização do ano letivo seguinte, baseando-nos no facto de que existem medidas que pelo sucesso apresentado têm continuidade, ao contrário de outras, que pela falta dele, são extintas.
RACT Entitled “The role of the Director in the promotion of suitable measures to fight the lack of success in Mathematics”, is the main aim of this dissertation, as well as to analyse the successful strategies, implemented by the Director in Mathematics, to further school success. Today, more than ever, it is impossible not to consider the impact of Education and school success in Mathematics. The school that once was dedicated to the instruction must have nowadays the competence to promote a global education, making the students competent, independent, critical and responsible. For that to happen students need to succeed and so it is the Director’s task to implement the measures to promote success in this subject, considered of utmost importance but still being somehow inaccessible for many students. To conduct this research, a quality study was chosen to be carried out in the Grouping of Schools X, on the third cycle of Basic Education, by means of Study Case, where the document analysis constitutes the main technique for data collection and analysis. From this sudy we conclude that the monitoring of measures to promote the school success is taken into consideration by the Director when organizing the following year, giving continuity to the measures that proved to be successful, contrarily to others that be come extinct due to the lack of success.
URI: http://hdl.handle.net/11328/3385
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
exemplar_1974.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.