Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11328/3316
Title: | O percurso da matemática financeira no ensino comercial em Portugal durante a Monarquia |
Authors: | Pacheco, Luís Miguel, orientador científico Fernandes, Mário Nuno Ferreira Moreira |
Issue Date: | 22-Dec-2020 |
Citation: | Fernandes, M. N. F. M. (2020). O percurso da matemática financeira no ensino comercial em Portugal durante a Monarquia. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3316 |
Abstract: | Com este trabalho pretendeu-se analisar como evoluiu – origem e progressos – o ensino da Matemática Financeira no ensino comercial em Portugal durante a Monarquia. Foi o que se fez na segunda parte deste trabalho, mas previamente – na Parte I – estudou-se a evolução do estado da arte, isto é, os autores – e respetivas obras – que contribuíram para a construção do edifício teórico da Matemática Financeira. Concluiu-se, então, que a Matemática Financeira – leia-se, o estudo dos juros – esteve presente no ensino comercial desde a sua institucionalização, isto é, desde a criação da Aula do Comércio de Lisboa, em 1759, atá ao fim da Monarquia. Porém, seria necessário esperar quase catorze décadas após a fundação da Aula para que conquistasse o seu espaço próprio, isto é, que se assumisse como unidade curricular autónoma. Até aí a Matemática Financeira mais não era do que um conteúdo que integrava os planos curriculares de outras disciplinas. E continuo a sê-lo, mesmo depois do aparecimento, em 1887, no Instituto Industrial e Comercial de Lisboa, de uma unidade curricular dedicada exclusivamente à temática dos juros, a cadeira de “Operações Financeiras”. |
URI: | http://hdl.handle.net/11328/3316 |
Appears in Collections: | REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
exemplar_1899.pdf | 2.53 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.