Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/3301
Title: Inteligência emocional, trabalho emocional e ajustamento psicológico em professores do ensino superior
Authors: Araújo, Alexandra M., orientador científico
Folião, Catarina Santos Vieira Rodrigues
Keywords: Inteligência emocional
Trabalho emocional
Deep acting
Surface acting
Burnout
Coping resiliente
Envolvimento
Issue Date: 22-Oct-2020
Citation: Folião, C. S. V. R. (2020). Inteligência emocional, trabalho emocional e ajustamento psicológico em professores do ensino superior. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3301
Abstract: Ainda que a inteligência emocional seja atualmente um tema de ampla exploração na investigação em Psicologia, são ainda escassos os estudos em território nacional que exploram a sua influência em classes profissionais específicas como os professores do Ensino Superior. Esta classe profissional é apontada como sendo uma das que mais necessita de regular as suas emoções para ir ao encontro das expectativas exigidas a estes profissionais, sendo que estas exigências de interação e modificação emocional comportam consequências para estes profissionais, como o burnout. Assim, o presente estudo procura compreender a influência da inteligência emocional na vivência do trabalho emocional em professores do Ensino Superior português, tal como o seu efeito no ajustamento psicológico destes profissionais, operacionalizado em termos de coping resiliente, envolvimento no trabalho e burnout. Participaram neste estudo 115 professores (61.7% do sexo feminino, 37.4% do sexo masculino, 0.9% com identidade não binária), de áreas das ciências sociais e humanas (73.9%) e ciências sociais e exatas (22.5%), a exercer funções em instituições de ES público (57.4%) e privado (42.6%). Os resultados indicam que professores com níveis superiores de inteligência emocional recorrem com mais frequência a estratégias de deep acting e apresentam indicadores mais positivos de ajustamento psicológico, com níveis inferiores de burnout e superiores de coping resiliente e envolvimento no trabalho. Sugere-se no futuro a replicação deste estudo transculturalmente, bem como em classes profissionais distintas para uma melhor compreensão da influência das variáveis em estudo no ajustamento psicológico dos profissionais
Although emotional intelligence is currently a topic of wide exploration in Psychology research, studies in the national territory that explore the influence in specific professional classes such as higher education teachers are still scarce. This professional class is considered to be among the ones that most need to regulate their emotions in order to meet the expectations demanded of these professionals, and these demands for interaction and emotional modification have consequences for these professionals, such as burnout. Thus, the present study seeks to understand the influence of emotional intelligence on the experience of emotional labor in Portuguese higher education teachers, as well as its effect on the psychological adjustment of these professionals, operationalized in terms of resilient coping, work engagement and burnout. 115 teachers participated in this study (61.7% female, 37.4% male, 0.9% with non-binary identity), from the areas of social and human sciences (73.9%) and social and exact sciences (22.5%), exercising functions in public (57.4%) and private (42.6%) higher education institutions. The results indicate that teachers with higher levels of emotional intelligence more often resort to deep acting strategies and have more positive indicators of psychological adjustment, with lower levels of burnout and higher levels of resilient coping and work engagement. In the future, it is suggested to replicate this study cross-culturally, as well as in different professional classes for a better understanding of the influence of the variables under study in the psychological adjustment of professionals.
URI: http://hdl.handle.net/11328/3301
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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