Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/3247
Title: Inteligência emocional e adaptação ao Ensino Superior: Um estudo durante a pandemia de COVID-19
Authors: Araújo, Alexandra M., orientador científico
Magalhães, Catarina Sofia Barros
Keywords: Inteligência emocional
Adaptação
Ensino superior
Stress
Coping
Issue Date: 22-Oct-2020
Citation: Magalhães, C. S. B. (2020). Inteligência emocional e adaptação ao Ensino Superior: Um estudo durante a pandemia de COVID-19. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3247
Abstract: O estudo da inteligência emocional e das suas respetivas competências tem vindo a aumentar e, nos últimos anos, o desenvolvimento de capacidades relacionadas com a inteligência emocional tem sido positivamente associado a dimensões de sucesso académico. O presente estudo, realizado durante a pandemia de COVID-19, tem como objetivo analisar em que medida a inteligência emocional influencia a adaptação pessoal-emocional e a adaptação académica, o stress percebido e o coping resiliente de estudantes do ensino superior. Para tal, o presente estudo, de carácter transversal, contou com uma amostra de 141 estudantes do ensino superior, dos quais 93 (66%) eram do sexo feminino e 48 (34%) eram do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 26 anos de idade (M = 21.72, DP = 1.90). Os resultados permitiram concluir que as dimensões de IE estão significativamente associadas com a adaptação ao ensino superior e perceção de stress, bem como com a perceção das alterações nas condições de vida dos estudantes, provocadas pelo isolamento social. Concluiu-se, de igual modo, que o coping resiliente está significativamente associado ao stress percebido e satisfação académica dos estudantes do ensino superior. Recomenda-se, no futuro, a realização de estudos com amostras mais robustas, bem como ações de intervenção psicológica que promovam o desenvolvimento das competências emocionais, com consequências favoráveis para a adaptação dos estudantes.
The study of emotional intelligence and is respective skills has been increasing and, in the last years, the development of skills related to emotional intelligence has been positively associated with academic dimensions. The present study, carried out during the COVID-19 pandemic, has the purpose of analyze the influence of emotional intelligence in personal-emotional adaptation and adaptation to study, perceived stress and resilient coping of higher education students. To this end, this cross-sectional study included a sample of 141 higher education students, of whom 93 (66%) were female and 48 (34%) were male, aged between 18 and 26 years of age (M = 21.72, SD = 1.90). The results allowed us to conclude that the aspects of EI are significantly associated with adaptation to higher education and perception of stress, as well as with the perception of changes in students' living conditions, caused by social isolation. It was concluded, likewise, that resilient coping is significantly associated with the perceived stress and academic satisfaction of higher education students. In the future, studies with more robust samples are recommended, as well as psychological intervention actions that promote the development of emotional skills, with favorable consequences for the adaptation of students.
URI: http://hdl.handle.net/11328/3247
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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