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Title: Perceção dos gestores sobre os efeitos do turismo em empresas industriais - estudos de caso
Authors: Sousa, Cristina, orientador científico
Soares, Zulmira
Keywords: Turismo
Turismo industrial
Turismo industrial criativo
Inovação
Issue Date: 30-Jul-2020
Citation: Soares, Z. (2020). Perceção dos gestores sobre os efeitos do turismo em empresas industriais – estudos de caso. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3218
Abstract: A presente dissertação pretende dar algumas respostas sobre a perceção dos gestores quanto à relação Turismo / Indústria. Qual a perspetiva das empresas, o que mais valorizam nesta relação, os pontos positivos e o que pode ser melhorado. Assim, após uma revisão bibliográfica sobre os temas Turismo Criativo, Turismo Industrial e Inovação Aberta, apresentamos um enquadramento do estudo empírico, passando de seguida à apresentação do estudo empírico propriamente dito, onde analisamos três empresas industriais, duas do Município de São João da Madeira e uma do Município de Santa Maria da Feira. Utilizamos uma metodologia qualitativa baseada em estudos de caso, que pretende fazer uma caraterização inicial do problema. No final, integrado no capítulo de Conclusões, reforçamos os resultados encontrados e referimos as principais limitações e sugestões para futuros trabalhos. O impacte do Turismo Industrial e do Turismo Industrial Criativo nas empresas dependerá da Estratégia e Cultura de cada empresa. Estes tipos de Turismo têm imenso potencial, quer para o país, quer para as empresas que poderão aproveitar os seus benefícios ao nível do Marketing, Recursos Humanos e Inovação.
This dissertation intends to give some answers about the managers' perception regarding the Tourism / Industry relationship. What is the perspective of the companies, what do they value most in this relationship, the positive points and what can be improved. Thus, after a bibliographic review on the themes Creative Tourism, Industrial Tourism and Open Innovation, we present a framework of the empirical study, moving on to the presentation of the empirical study itself, where we analyzed three industrial companies, two from the Municipality of São João da Madeira and one from the Municipality of Santa Maria da Feira. We use a qualitative methodology based on case studies, which intends to make an initial characterization of the problem. In the end, integrated in the Conclusions chapter, we reinforce the results found and refer to the main limitations and suggestions for future work. The impact of Industrial Tourism and Creative Industrial Tourism on companies will depend on the Strategy and Culture of each company. These types of tourism have a big potential, both for the country and for companies that will be able to enjoy their benefits in terms of Marketing, Human Resources and Innovation.
URI: http://hdl.handle.net/11328/3218
Appears in Collections:REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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