Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/3168
Title: Educação Social e Aprendizagem e Serviço (ApS): uma forma de educação experiencial
Authors: Abelha, Marta
Fernandes, Sandra
Miguel, Isabel
Sousa, Edgar
Keywords: Educação Social
Aprendizagem e Serviço
Competências transversais
Issue Date: 4-Aug-2020
Publisher: UFSCAR-Campus Sorocaba/SP
Citation: Abelha, M., Fernandes, S., Miguel, I., & Sousa, E. (2020). Educação social e aprendizagem e serviço (ApS): uma forma de educação experiencial. Laplage em Revista, 6(3), 38-53. https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063935p.38-53. Disponível no Repositório UPT, http://repositorio.uportu.pt:8080/handle/11328/3168
Abstract: A Aprendizagem e Serviço (ApS) constitui uma forma de educação experiencial que combina objetivos de aprendizagem com o serviço na/com a comunidade. Este artigo apresenta uma experiência de ApS que decorreu numa IES privada, em Portugal. Os participantes no estudo são estudantes do 2ºano da Licenciatura em Educação Social. O projeto integrou três unidades curriculares: i) Planeamento, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais; ii) Mediação Educacional; iii) Psicologia Social. A experiência ApS também envolveu um parceiro da comunidade local, onde os estudantes implementaram as suas atividades. Os resultados da avaliação da experiência, partindo do feedback recolhido junto dos estudantes, professores e membros da comunidade, revelam um balanço positivo das potencialidades desta nova abordagem educacional, destacando-se a participação e o envolvimento ativo dos estudantes, a articulação entre a teoria e a prática e o desenvolvimento de competências como o trabalho em equipa, a reflexão crítica e o compromisso social e ético.
URI: http://hdl.handle.net/11328/3168
ISSN: 2446-6220
Appears in Collections:INPP - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Abelha et al. (2020)_Educação social e ApS.pdf3.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.