Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/3162
Title: Adaptação ao ensino superior de líderes académicos: um estudo qualitativo
Authors: Araújo, Alexandra M., orientador científico
Ferreira, Inês Coelho
Keywords: Adaptação ao Ensino Superior
Liderança académica
Estudantes universitários
Análise Temática
Issue Date: 30-Jul-2020
Citation: Ferreira, I. C. (2020). Adaptação ao ensino superior de líderes académicos: um estudo qualitativo. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3162
Abstract: A adaptação ao ensino superior é um processo multidimensional, moderado por fatores pessoais, sociais e académicos, e que se traduz em melhores indicadores de sucesso académico. As atividades de liderança académica poderão promover a adaptação ao ensino superior e o desenvolvimento pessoal e de carreira dos estudantes. De forma a explorar esta associação, o presente estudo procurou explorar: as expetativas iniciais para o ensino superior de estudantes líderes, os suportes e barreiras na sua adaptação, a decisão pela liderança, as suas experiências de liderança (incluindo os estilos, dificuldades e competências nesta liderança), e a conciliação da liderança com os papéis académicos. Participaram neste estudo onze estudantes líderes de uma universidade do norte do país, de diferentes cursos e anos de curso. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas, em profundidade, que foram posteriormente analisadas através de análise temática. Os resultados sugerem que a adaptação ao ensino superior pode ser influenciada positivamente pelas experiências de liderança, uma vez que os estudantes desenvolvem expectativas positivas, motivação e competências pessoais e interpessoais relevantes, se comprometem com a instituição e mobilizam o apoio necessário das suas redes de suporte, conciliando favoravelmente o papel de líder com o papel de estudante. No futuro seria pertinente o aprofundamento do estudo da liderança no Ensino Superior português, bem como o desenvolvimento de programas de liderança para estudantes, testando-se a sua eficácia, em termos da transferência de competências adquiridas para outros contextos de vida, nomeadamente, o contexto do mercado de trabalho.
URI: http://hdl.handle.net/11328/3162
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
exemplar_1746.pdf437.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.