Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/3159
Title: Promoção de inovação narrativa na escrita expressiva: impacto na qualidade de vida, satisfação com a vida e na sintomatologia psicopatológica
Authors: Silva, Joana, orientador científico
Rosa, Catarina, orientador científico
Meireles, Sara Florinda Nogueira
Keywords: Escrita expressiva
Escrita combinada
Momentos de inovação
Qualidade de vida
Sintomatologia psicopatológica
Satisfação com a vida
Issue Date: 29-Jul-2020
Citation: Meireles, S. F. N. (2020). Promoção de inovação narrativa na escrita expressiva: impacto na qualidade de vida, satisfação com a vida e na sintomatologia psicopatológica. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3159
Abstract: O paradigma de escrita expressiva tem apresentado resultados inconsistentes no que respeita aos seus benefícios para a saúde mental e física dos participantes. Neste sentido, alguns estudos têm vindo a avaliar a eficácia de versões combinadas deste paradigma. No presente estudo procurou-se testar o impacto de uma versão combinada da escrita expressiva integrando uma componente narrativa, promoção de momentos de inovação (MIs), ao nível da qualidade de vida, da satisfação com a vida e da sintomatologia psicopatológica, numa amostra de adultos portugueses. Neste estudo experimental, em formato online, a amostra foi constituída por 39 participantes, divididos aleatoriamente por três grupos: GC (grupo de controlo), GEE (grupo de escrita expressiva tradicional proposta por Pennebaker) e GECMIs (grupo de escrita combinado do paradigma de escrita expressiva com a promoção de MIs). Todos os participantes foram avaliados antes e depois da intervenção, através de questionários de autorrelato, relativamente à sintomatologia psicopatológica (Brief Symptom Inventory), qualidade de vida (World Health Organization Quality of Life) satisfação com a vida (Satisfaction with Life Scale). Avaliou-se ainda a qualidade da implementação da tarefa de escrita online e a perceção subjetiva de mudança dos participantes através de um questionário desenvolvido para o presente estudo. Os resultados sugerem melhoria na subescala depressão no grupo de EE e no grupo da versão combinada. O GECMIs teve um efeito positivo no impacto da tarefa de escrita na vida dos participantes comparativamente aos restantes grupos.
URI: http://hdl.handle.net/11328/3159
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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