Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/3158
Title: Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo
Authors: Vagos, Paula, orientador científico
Araújo, Alexandra, orientador científico
Fernandes, Paula Catarina Lopes Couto Nogueira
Keywords: Competências
Psicologia
Docência
Investigação
Autoeficácia
Satisfação no Trabalho
Issue Date: 30-Jul-2020
Citation: Fernandes, P. C. L. C. N. (2020). Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3158
Abstract: O presente estudo pretende contribuir para o desenvolvimento e avaliação psicométrica de um instrumento de avaliação de competências em psicologia (i.e., genéricas, de ensino e de investigação), e comparar a sua expressão em diferentes grupos (i.e., Psicólogos não docentes/investigadores, Psicólogos docentes/investigadores e Docentes/investigadores não Psicólogos). Apesar da valorização recente do como desenvolver competências em psicologia, continuam a ser escassas as diretrizes e meios para a sua avaliação rigorosa ao longo do percurso profissional do psicólogo. Foram recolhidos dados junto a 107 participantes, (59.8% do sexo feminino, M idade = 40.71, DP = 12.2), dos quais 42 eram psicólogos não docentes/investigadores, 31 eram psicólogos docentes/investigadores, e 34 eram docentes/investigadores não psicólogos. Via análise fatorial exploratória, foi possível concluir estarem em avaliação os constructos de Estratégia Profissional e Desenvolvimento Profissional Contínuo enquanto competências genéricas da prática de psicologia, bem como os constructos unidimensionais de Competências de Docência e Competências de Investigação; todas estas medidas se correlacionaram de forma positiva com perceção de autoeficácia e satisfação no trabalho. Os psicólogos docentes/investigadores apresentaram os valores mais elevados de competências genéricas em comparação com psicólogos não docentes/investigadores, bem como de competências de investigação quando comparados a docentes/investigadores não psicólogos. A disponibilização de um instrumento para a avaliação rigorosa de competências em psicologia poderá ser útil a uma avaliação contínua de competências, incluindo aquando do seu desenvolvimento e no que se refere à aprendizagem prática contínua ao longo da carreira do psicólogo, seja em contextos aplicados ou académicos.
URI: http://hdl.handle.net/11328/3158
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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