Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/3155
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Cláudia, orientador científico-
dc.contributor.authorPinto, Hugo Diogo Lopes-
dc.date.accessioned2020-07-31T16:13:03Z-
dc.date.available2020-07-31T16:13:03Z-
dc.date.issued2020-07-30-
dc.identifier.citationPinto, H. D. L. (2020). Digitalização de negócios em PME: o caso do sistema de gestão da qualidade. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3155pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/3155-
dc.description.abstractEste relatório representa o projeto desenvolvido no âmbito do Mestrado em Gestão de Empresas, e passa pelo desenvolvimento de um suporte digital especialmente dedicado a Pequenas e Médias Empresas (PME) com base na norma NP EN ISO 9001:2015. Este suporte digital engloba vários documentos que foram produzidos durante o projeto, e irão integrar uma plataforma digital que a Bracing Advisors, Lda optará. As organizações com um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) baseado na norma ISO 9001:2015 conseguem evidenciar perante terceiros a capacidade de fornecer produtos ou serviços que vão ao encontro dos requisitos e expetativas dos clientes, respeitando as leis e regulamentação em vigor. A utilização deste referencial pelas empresas poderá resultar de exigências impostas pelos próprios consumidores, fornecedores e partes interessadas (stakeholders), sendo também considerado um fator de competitividade. Este relatório de projeto está dividido em duas partes: uma dedicada à revisão da literatura e a outra ao trabalho empírico que foi desenvolvido na Bracing Advisors. A Bracing Advisors, para se manter competitiva, decide apostar na consultoria online através de uma ferramenta digital. Durante o projeto foram desenvolvidos vários documentos que são da confidencialidade da Bracing Advisors, documentos estes que integram a ferramenta e podem ser utilizados pelos seus clientes, sendo, nomeadamente, formações, procedimentos, instruções técnicas e impressos. O projeto contempla ainda as vantagens do serviço de consultoria online comparativamente ao método tradicional de consultoria presencial e destaca a adoção de novas tecnologias no modelo de negócio das empresas para se manterem relevantes e salienta também que só as que conseguem a transição para o digital é que sobrevivem no mercado.pt_PT
dc.description.abstractThis report represents the project developed in the scope of the Master of Business Administration and includes the development of a digital support especially dedicated to Small and Medium Enterprises (SME) based on the NP EN ISO 9001:2015 standard. This digital support includes several documents that were produced during the project, and will integrate a digital platform that Bracing Advisors, Lda will choose. Organizations with a Quality Management System (QMS) based on the ISO 9001:2015 standard are able to demonstrate to third parties the ability to provide products or services that meet the requirements and expectations of customers, respecting the laws and regulations in force. The use of this referential by companies may result from requirements imposed by consumers, suppliers and stakeholders themselves, and is also considered a factor of competitiveness. This project report is divided into two parts: one dedicated to the literature review and the other to the empirical work that has been developed at Bracing Advisors. In order to remain competitive, Bracing Advisors decides to invest in online consulting through a digital tool. During the project, several documents were developed which are owned and confidential by Bracing Advisors. These documents are part of the tool and can be used by its clients, namely trainings, procedures, technical instructions and printouts. The project also contemplates the advantages of the online consulting service compared to the traditional method of face-to-face consulting and highlights the adoption of new technologies in the business model of companies to remain relevant and also stresses that only those that achieve the transition to digital survive in the market.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsOpenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectSistema de gestão da qualidadept_PT
dc.subjectISO 9001:2015pt_PT
dc.subjectTransformação digitalpt_PT
dc.subjectConsultoria onlinept_PT
dc.subjectFerramenta digitalpt_PT
dc.titleDigitalização de negócios em PME: o caso do sistema de gestão da qualidadept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT
dc.identifier.tid202507696-
dc.subject.fosGestãopt_PT
Appears in Collections:REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
exemplar_1679.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.