Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/304
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLopes, Maria Celestept_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:10:05Z-
dc.date.available2013-08-14T18:10:05Z-
dc.date.issued2007pt_PT
dc.identifier.citationLopes, M. C. S. (2007). O Papel do Professor no Ensino/Aprendizagem do Código Escrito. In Pequito, P. & Pinheiro, A. (org), Quem aprende Mais? Reflexões sobre a educação de infância.Porto: Gailivro.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-557-489-6pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/304-
dc.descriptionComunicação realizada no 2.º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, de 15 a 17 de Novembro de 2007.pt_PT
dc.description.abstractSabe-se, hoje, que o acto de ler é um processo complexo pois nele interagem uma série de processos cognitivos, mas também se sabe, que a actividade leitura é acima de tudo um processo interactivo pois nele interagem varáveis, que vão desde o aluno, passando pelo texto e o contexto. Nesta última, toma principal relevância o papel do professor e as metodologias que utiliza. Numa perspectiva construtivista, o professor desempenha um papel importante nesta matéria pois terá como função principal a criação de condições de desenvolvimento próximo, tal como preconiza Vygotsky. Ou seja deve conhecer o ponto de partida, ou zona de desenvolvimento real e oferecer as condições apropriadas para que se chegue à zona de um ótimo desenvolvimento. Neste contexto, esta comunicação pretende realçar o papel e a importância do professor na criação de condições que favoreçam a aprendizagem, apontando alguns aspectos específicos considerados pela investigação disponível, como fundamentais em todo esse processo.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherGailivropt_PT
dc.rightsrestrictedAccess-
dc.subjectPapel do professorpt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectProcessos cognitivospt_PT
dc.titleO Papel do Professor no Ensino/Aprendizagem do Código Escritopt_PT
dc.typebookPartpt_PT
Appears in Collections:INPP - Livros e Capítulos de Livros / Books and Book Chapters

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
quem aprende mais (RESUMO).pdf403.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.