Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/3017
Title: Direitos Humanos: a tensão essencial entre integração e inclusão nas necessidades educacionais especiais
Authors: Alves, Dora Resende, orientador científico
Jesus, Paulo Renato, orientador científico
Clemente, Márcia Aparecida de Moura
Keywords: Integração
Inclusão
Políticas públicas
Tensionalidade
Issue Date: 12-Feb-2020
Citation: Clemente, M. A. M. (2020). Direitos Humanos: a tensão essencial entre integração e inclusão nas necessidades educacionais especiais. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3017
Abstract: A presente dissertação tem por objetivo desenvolver uma análise comparativa sobre as políticas educacionais existentes no Brasil e em Portugal, sob a ótica da garantia fundamental do direito à educação de qualidade com a implementação das necessidades educacionais especiais, investigando a existência ou não da tensionalidade entre a integração e a inclusão nas necessidades educacionais especiais, constituindo-se ações governamentais específicas, para compor uma sociedade mais dignamente. O foco da pesquisa são as escolas públicas na cidade de Bauru, Estado de São Paulo, Brasil, tendo sido entrevistados pais ou responsáveis pelos alunos, professores e gestores de escola, seguindo a metodologia da entrevista compreensiva e semi-diretiva. Como resultado obteve-se nas respostas das entrevistas coletadas junto aos envolvidos, elucidar a aplicabilidade e a efetividade das normas jurídicas na prática, bem como a tensionalidade entre a integração e a inclusão nas necessidades educacionais especiais. À guisa de conclusão, ambas Constituições – brasileira e portuguesa – recepcionaram qualquer arguição de descumprimento preceito legal, na forma de ações afirmativas. Conclui-se que as ações afirmativas são medidas profiláticas para a redução das desigualdades, restabelecendo o equilíbrio social com a real inclusão de todas as pessoas, com a aceitação à diversidade de forma natural.
URI: http://hdl.handle.net/11328/3017
Appears in Collections:IJP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
exemplar_1904.pdf7.23 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.