Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/3011
Title: Formação contínua de Professores e os contextos profissionais: o papel da secção de formação e monitorização
Authors: Machado, Eusébio André, orientador científico
Lopes, Carlos Alberto
Keywords: Formação contínua
Necessidades de formação,
Desenvolvimento profissional contínuo
Secção de Formação e Monitorização
Centros de Formação de Associação de Escolas
Issue Date: 31-Jan-2020
Citation: Lopes, C. A. (2020). Formação contínua de Professores e os contextos profissionais: o papel da secção de formação e monitorização. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3011
Abstract: Com a publicação do Decreto-Lei nº 127/2015, nomeadamente o Artº.11º e 12º, que define as estruturas de direção e gestão dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), a Secção de Formação e Monitorização (SFM) assume um papel importante nas funções de coordenação, supervisão pedagógica e acompanhamento do plano de formação de atividades do CFAE, refletindo esta estrutura os planos de formação de cada uma das escolas associadas. Tendo em conta esta quadro legislativo, o presente trabalho procura indagar a relevância da SFM para efetivação de uma formação contínua promotora do desenvolvimento profissional dos professores, efetivamente centrada na escola e nas práticas profissionais, atendendo às necessidades identificadas pelos diversos intervenientes. Para o efeito, adotou-se uma metodologia de natureza sincrética, simultaneamente qualitativa e quantitativa, suportada num inquérito por questionário. Tendo em conta um universo de 812 unidades orgânicas (N=812), cada qual com um representante na SFM, obtivemos 170 respostas (n=170). O questionário foi enviado via email, através do Google Forms, a todos os CFAE. Para tratamento dos dados, utilizou-se o SPSS e o webQDA.
URI: http://hdl.handle.net/11328/3011
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
exemplar_1900.pdf3.06 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.