Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/2970
Title: Educação para a Cidadania Multicultural: Estudo de perceções, atitudes e experiências em Jovens Universitários
Authors: Jesus, Paulo Renato, orientador científico
Oliveira, Alexandra da Conceição Marques
Keywords: Educação cívica
Intervenção sociocomunitária
Migração multicultural
Desenvolvimento ético
Direitos Humanos
Citizenship education
Socio-community intervention
Multicultural migration
Ethical development
Human Rights
Issue Date: 13-Dec-2019
Citation: Oliveira, A. C. M. (2019). Educação para a cidadania multicultural: Estudo de perceções, atitudes e experiências em jovens universitários. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2970
Abstract: Os objetivos principais desta investigação visam a análise de percepções e de atitudes face aos estrangeiros e aos imigrantes em estudantes universitários para promover o reconhecimento da multiculturalidade e da tolerância empática, desenvolvendo-se igualmente um projeto experimental de educação para a cidadania. Os participantes neste estudo são 98 estudantes da Universidade Portucalense Infante D. Henrique (Porto), com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, incluindo estudantes portugueses e estrangeiros. O plano metodológico para esta investigação é de natureza mista, com a realização de inquéritos por questionários quantitativos (Escala de Ideologia Multicultural e Escala de Tolerância Étnica; Neto, 2007) e entrevistas biográficas sobre experiências de vida relativas à inclusão e exclusão/discriminação (5 estudantes cidadãos de países africanos lusófonos). Um subgrupo de 30 estudantes participou ainda em actividades de investigação-ação, envolvendo a conceção e implementação de um programa de educação para a cidadania com vista a estimular atitudes positivas de tolerância, reconhecimento e empatia. Os resultados dos questionários mostram valores elevados de atitudes favoráveis à multiculturalidade e de tolerância étnica. As entrevistas biográficas revelam diferenças qualitativas nas experiências vividas no contexto dos grupos de pares em meio universitário, onde predomina a inclusão e o acolhimento, em contraste com a sociedade em geral, onde as experiências discriminatórias e as ofensas xenófobas/racistas são frequentes. O Programa de educação para a cidadania proporcionou reflexão e debate crítico sobre os valores da sociedade democrática, fortalecendo as atitudes e a sua expressão intencional e argumentativa. Contudo, o contributo mais original e significativo desta pesquisa consistiu na conceção e execução do Programa de Educação para a Cidadania que, futuramente, deveria ser devidamente avaliado com pré-teste e pós-teste em diferentes grupos de participantes para se analisar a sua eficácia e proceder a melhorias nos conteúdos e nos métodos.
The main objectives of this research aim at analyzing perceptions and attitudes towards foreigners and immigrants in college students in order to promote the recognition of multiculturalism and empathic tolerance, developing also an experimental citizenship education project. Participants in this study are 98 students from the University Portucalense Infante D. Henrique (Porto), aged between 18 and 25 years, including Portuguese and foreign students. The methodological design for this research is a mixed methods design, with surveys using quantitative questionnaires (e.g. Multicultural Ideology Scale and Ethnic Tolerance Scale; Neto, 2007) and biographical interviews on life experiences related to social inclusion and exclusion or discrimination (with 5 students from Lusophone African countries). A subgroup of 30 students also participated in action-research activities involving the design and implementation of a citizenship education program to foster positive attitudes of tolerance, recognition and empathy. The results of the questionnaires show high values of favorable attitudes towards multiculturalism and ethnic tolerance. The biographical interviews reveal qualitative differences in the experiences lived in the context of university peer groups, where inclusion and acceptance predominate, in contrast to society in general, where discriminatory experiences and xenophobic / racist offenses are frequent. The Citizenship Education Program provided reflection and critical debate on the values of democratic society, strengthening positive attitudes as well as their intentional and argumentative expression. However, the most original and significant contribution of this research was the design and implementation of the Citizenship Education Program which, in the future, should be properly evaluated with pretest and posttest measures in different groups of participants to analyze its effectiveness and to improve its content and methods.
URI: http://hdl.handle.net/11328/2970
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 626..pdf2.48 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.