Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/2961
Title: Contributos da colaboração docente para o desenvolvimento profissional dos professores do Instituto Médio Industrial de Benguela
Authors: Abelha, Marta, orientador científico
Costa-Lobo, Cristina, orientador científico
Joaquim, Esperança Sara Cossengue
Keywords: Trabalho colaborativo docente
Desenvolvimento profissional docente
Dinâmicas de trabalho docente
Teaching collaboration
Teaching development
Dynamics of teaching work
Issue Date: 5-Dec-2019
Citation: Joaquim, E. S. C. (2019). Contributos da colaboração docente para o desenvolvimento profissional dos professores do Instituto Médio Industrial de Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2961
Abstract: Práticas de colaborações docente são consideradas um elemento fundamental para o desenvolvimento profissional docente, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz e organizado. Deste modo, a principal ambição deste estudo de carácter exploratório é descrever de que modo(s) a colaboração docente contribui para o desenvolvimento profissional dos professores do Instituto Médio Industrial de Benguela. Para tal foram gizados os seguintes objetivos de investigação: i) Identificar conceções de professores sobre o conceito de trabalho colaborativo docente; ii) Caracterizar dinâmicas de trabalho que professores afirmam desenvolver; iii) Identificar fatores potenciadores e fatores inibidores do trabalho colaborativo docente. O estudo empírico desenvolveu-se no ano letivo de 2018 e envolveu a totalidade (170) dos docentes da instituição acima referida. Como principal técnica de recolha de dados foi utilizado um inquérito por questionário, cujos dados foram complementados com as técnicas de análise de documentos e observação. Como técnica de análise de dados resultantes do questionário foi utilizada a análise estatística simples. Resultados deste estudo demonstram que existe uma grande dispersão nas conceções dos professores relativamente ao entendimento que têm sobre o conceito de trabalho colaborativo e uma perceção limitada da sua importância para o trabalho docente e para o desenvolvimento profissional docente.
Teacher collaboration practices are considered a key element for teacher professional development, making the teaching and learning process more effective and organized. Thus, the main ambition of this exploratory study is to describe how teacher collaboration contributes to the professional development of the teachers at the Instituto Médio Industrial de Benguela. To this end, the following research objectives were set: i) Identify teachers' conceptions about the concept of collaborative teaching work; ii) Characterize work dynamics that teachers claim to develop; iii) Identify enhancing factors and inhibiting factors of collaborative teaching work. The empirical study was developed in the 2018 school year and involved all (170) of the faculty members of the above institution. The main data collection technique was a questionnaire survey, the data of which was complemented by document analysis and observation techniques. As a technique of data analysis resulting from the questionnaire, simple statistical analysis was used. Results of this study demonstrate that there is a wide dispersion in teachers' conceptions regarding their understanding of the concept of collaborative work and a limited perception of its importance for teaching work and for professional teaching development.
URI: http://hdl.handle.net/11328/2961
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 625.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.