Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11328/292
Título : O suporte a direitos de minorias culturais e o desenvolvimento moral.
Autor : Nata, Gil
Menezes, Isabel
Palabras clave : Psicologia política
Minorias culturais
Desenvolvimento moral
Fecha de publicación : 2010
Editorial : Universidade do Minho
Citación : Nata, G. & Menezes, I. (2010). O suporte a direitos de minorias culturais e o desenvolvimento moral. In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho, Portugal, 4 a 6 de Fevereiro, 2010. pp. 3397-3404.
Resumen : A qualidade das nossas democracias depende quer do sistema político em si, quer das "virtudes" dos seus cidadãos. Entre outras, a democracia necessita de cidadãos que participem na vida política e cívica, e que, simultaneamente, tolerem e aceitem a participação e identidade de outros, particularmente quando estes outros pensam de forma distinta da sua e são diferentes de si. Neste sentido, os autores desenvolveram e validaram uma escala de suporte a direitos de minorias culturais, que compreende 3 factores: direitos individuais, direitos culturais, e discriminação positiva. Neste trabalho será analisada a relação entre o nível de desenvolvimento moral (acedida através do Moral Judgment Test) e a defesa de direitos de minorias, especificamente da minoria cigana e imigrante, recorrendo a uma amostra de aproximadamente 500 sujeitos do 9º ao 11º ano de escolaridade. Os dados mostram que os sujeitos mais desenvolvidos em termos morais manifestam maior apoio aos direitos individuais das minorias e, contra as expectativas dos autores, um menor suporte das políticas de discriminação positiva. Não foi verificada qualquer relação significativa entre o desenvolvimento moral e a defesa dos direitos culturais das minorias.
URI : http://hdl.handle.net/11328/292
Aparece en las colecciones: INPP - Comunicações a Congressos Nacionais / Papers in National Meetings

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Actas.pdf119.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.