Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/2870
Title: Formação de profissionais para a Parentalidade Positiva
Authors: Carvalho, Olívia da Conceição
Oliveira, Belkis
Vázquez-Justo, Enrique
González Lozano, María Pilar
Keywords: Parentalidade
Parentalidade positiva
Educação parental
Formação de educadores parentais
Issue Date: 2019
Publisher: EventQualia
Citation: Carvalho, O., Oliveira, B., Vázquez-Justo, E., & González Lozano, M. P. (2019). Formação de profissionais para a Parentalidade Positiva. In Livro de Atas do 3.º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente, Fundação Cupertino de Miranda, Porto, Portugal, 23-25 Janeiro 2019 (pp. 49-51). Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2870
Description: Os apoios disponibilizados aos pais para o exercício da parentalidade, incluindo Educação Parental (EP) e intervenção psicossocial podem ser essenciais. O papel que os Profissionais de Educação Parental (PEP) desempenham, neste processo, tem-se revelado determinante para o sucesso dos programas e ações neste domínio. O objetivo deste artigo é evidenciar a importância da formação dos (PEP) e conhecer a relação existente entre a sua formação e a qualidade das suas práticas no desenvolvimento de competências parentais e na promoção da Parentalidade Positiva. Para isso, inquirimos sobre as suas práticas e a sua formação em diferentes níveis (de base, pós-graduada e especializada), sujeitos que integraram uma amostra de PEP, que de entre as suas funções, tinham a do trabalho com famílias no desenvolvimento de competências parentais. A eficácia da intervenção psicossocial na parentalidade exige, dos PEP, competências cruciais para a prática, descritas no questionário “Competências para o trabalho com os pais”. Aplicamos, por isso, este instrumento, para além de um questionário sociodemográfico, para caraterizar os PEP. Os resultados obtidos revelaram que existem diferenças estatisticamente significativas entre os PEP com e sem formação pós-graduada e especializada, o que leva a concluir que existe a necessidade de promover, organizar e oferecer formação dirigida aos PEP, tendo como objetivo principal a promoção da Parentalidade Positiva.
URI: http://hdl.handle.net/11328/2870
ISBN: 978-989-54102-0-6
Appears in Collections:INPP - Resumos em Livros de Atas / Abstracts in Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
atas_ICCA2019.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.