Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/2863
Title: Avaliação da docência no Ensino Superior: Contributos para um modelo compreensivo de avaliação do desempenho
Authors: Oliveira, Íris Martins
Fernandes, Sandra
Abelha, Marta
Fernandes, Sara M.
Carvalho, Olívia da Conceição
Jesus, Paulo Renato
Leite, Jorge
Mesquita, Diana
Keywords: Ensino Superior
Avaliação
Desempenho docente
Scholarship of teaching and learning
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade do Minho
Citation: Oliveira, I. M., Fernandes, S., Abelha, M.,Fernandes, S.M., Carvalho, O., Jesus, P. R., ...Mesquita, D. (2018). Avaliação da docência no Ensino Superior: Contributos para um modelo compreensivo de avaliação do desempenho. In 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: Livro de Resumos do CNaPPES. 2018, Braga, Portugal, 12-13 jul.2018 (p. 197). Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2863
Abstract: Esta comunicação tem como objetivo apresentar a proposta de um projeto de investigação sobre avaliação do desempenho docente no Ensino Superior. Esta proposta surgiu da atividade de colaboração desenvolvida por um grupo de docentes da Universidade Portucalense (UPT) no contexto de uma ação de formação subordinada à temática Scholarhip of Teaching and Learning (SoTL), promovida pelo Centre for Excellence in Teaching da UPT. Este centro foi criado pela Reitoria da UPT em Maio de 2017, para potenciar o desenvolvimento de estratégias favorecedoras da reflexão e melhoria das práticas pedagógicas dos/as docentes. Neste âmbito, um dos seus objetivos consiste em promover competências que se consideram fundamentais para a inovação pedagógica e curricular por parte dos/as docentes, tais como trabalho colaborativo, capacidade de ultrapassar desafios, reflexão sobre a prática e investigação. A formação sobre SoTL, organizada em quatro sessões (3h cada), tem periodicidade mensal entre abril e julho 2018. Esta formação pretende: apresentar, discutir e analisar os princípios do SoTL; desenvolver tempos e espaços de reflexão crítica sobre a prática de ensino e das aprendizagens; bem como desenvolver e apresentar uma proposta de investigação sobre a prática pedagógica. Como o SoTL assenta numa abordagem que favorece a reflexão sobre e para a prática pedagógica, numa lógica de contínua indagação profissional (Shulman, 2000; 2011; Vieira, 2009), as sessões de formação dedicadas à temática procuram refletir esse mesmo princípio e apropriar esta metodologia para o desenvolvimento profissional dos docentes (Fanghanel, 2013). A proposta de projeto apresentada surge como resultado da aplicação da abordagem SoTL em contexto de formação e da inerente indagação da prática docente, por parte dos elementos do grupo. Em particular, a presente comunicação deriva da reflexão sobre a valorização da docência enquanto uma das funções do/a docente universitário/a. Esta tem sido uma preocupação crescente por parte das Instituições de Ensino Superior (IES), que se deparam atualmente com desafios no que se refere às questões da avaliação da qualidade dos/as docentes e do ensino superior, decorrentes do Processo de Bolonha, do financiamento das IES e da garantia e certificação da Qualidade. (...)
URI: http://hdl.handle.net/11328/2863
Appears in Collections:INPP - Resumos em Livros de Atas / Abstracts in Proceedings

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