Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/2839
Title: Conceito jurídico de publicidade: Contributos para uma redefinição
Authors: Amorim, Ana
Keywords: Publicidade
Ambiente digital
Líderes de opinião
Relações públicas
Advertising
Digital world
Opinion leaders
Public relations
Issue Date: Sep-2018
Publisher: Faculdade de Direito, Universidade de Coimbra
Citation: Amorim, A. (2018). Conceito jurídico de publicidade: Contributos para uma redefinição. Estudos de Direito do Consumidor, 14, 21-51. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2839
Abstract: O conceito jurídico de publicidade centra-se tradicionalmente nos elementos objetivo, subjetivo e teleológico previstos no artigo 3.º do Código da Publicidade. A comunicação comercial difundida em ambiente digital reitera a prevalência da dimensão sugestiva, bem como a irrelevância da remuneração do titular do suporte. No entanto, num contexto que a publicidade tende a dissimular-se sob a forma de opiniões aparentemente pessoais, é sobretudo determinante a imputabilidade da mensagem ao anunciante.
The legal concept of advertising traditionally focuses on the objective, subjective and teleological elements provided for in article 3 of the Advertising Code. Commercial communication in digital world reiterates the prevalence of suggestive dimension, as well as the irrelevance of the support holder’s remuneration. However, in a context where advertising tends to take the form of seemingly personal opinions, it is mainly crucial whether the message can still be imputed to the advertiser.
URI: http://hdl.handle.net/11328/2839
ISSN: 1646-0375
Appears in Collections:IJP - Artigos em Revistas Nacionais / Papers in National Journals

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