Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/2820
Title: Relação professor-aluno e comportamentos agressivos: A perspetiva do aluno
Authors: Vagos, Paula, orientador científico
Maia, Rafaela Beatriz Teixeira de Aguiar
Keywords: Professor
Aluno
Relação
Comportamentos agressivos
Comportamentos prossociais
Teacher
Student
Relationship
Agressive Behaviour
Prosocial Behaviour
Issue Date: 22-Jul-2019
Citation: Maia, R. B. T. A. (2019). Relação professor-aluno e comportamentos agressivos: A perspetiva do aluno. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2820
Abstract: A relação professor-aluno desempenha um papel essencial no que toca ao sucesso académico e ao desenvolvimento de competências sociais, comportamentais e de autorregulação (Patrício, Barata, Calheiros & Graça, 2015), embora tal possa depender da qualidade com que é estabelecida. Contudo, a perspetiva do aluno sobre a avaliação deste relacionamento tenha sido negligenciada. O objetivo deste estudo foi analisar a perspetiva do aluno acerca da sua relação com os professores nas dimensões de proximidade e conflito e em que medida esta perspetiva influencia o tipo de comportamento social do aluno para com os seus pares. Os resultados obtidos neste estudo estão alinhados a estudos anteriores, que consideram que relações conflituosas entre o professor e o aluno se encontram associadas a uma maior prática de comportamentos de externalização (Silver, Measelle, Armstrong & Essex, 2005) e que relações próximas entre professor-aluno estão associadas a comportamentos prossociais mais frequentes com os pares (Hendrickx, Mainhard, Boor-Klip, Cillessen & Brekelmans, 2016). O presente estudo vem demonstrar que a perspetiva do aluno, relativamente à sua relação com os professores, é um fator importante visto que a forma como este perceciona a relação com os professores irá influenciar, positiva ou negativamente, o modo como o aluno se comporta para com os seus pares.
The teacher-student relationship plays an essential role in academic achievement and in the development of social, behavioral and self-regulation skills (Patrício, Barata, Calheiros, & Graça, 2015), but this may depend on the quality with which this relationship is established. Nevertheless, the student's view of the evaluation of this relationship has been neglected. The aim of this study was to analyze the student's perspective about their relationship with teachers in the dimensions of proximity and conflict and to what extent this perspective influences the type of student's social behavior towards their peers. The results obtained in this study are aligned with previous studies, which consider that conflicting relationships between the teacher and the student are associated with a greater practice of externalizing behaviors (Silver, Measelle, Armstrong & Essex, 2005) and that close relationships between teacherstudent are associated with more frequent prossocial behaviors with peers (Hendrickx, Mainhard, Boor-Klip, Cillessen & Brekelmans, 2016). This study demonstrates that the student's perspective regarding their relationship with teachers is an important factor since the way the student perceives the relationship with teachers will positively or negatively influence the way the he/she behaves towards his/her peers.
URI: http://hdl.handle.net/11328/2820
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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