Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/2712
Title: A animação sociocultural no contexto de um Centro de Dia: Os desafios da intergeracionalidade
Authors: Fernandes, Sandra, orientador científico
Gomes, Cândido Alberto, orientador científico
Cardoso, Ana Catarina Duarte
Keywords: Envelhecimento
Intergeracionalidade
Família
Animação sociocultural
Projeto “Ser + Felicidade”
Aging
Intergenerationality
Family
Sociocultural animation
Project “Ser + Felicidade”
Issue Date: 17-May-2019
Citation: Cardoso, A. C. D. (2019). A animação sociocultural no contexto de um Centro de Dia: Os desafios da intergeracionalidade. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2712
Abstract: Atualmente o envelhecimento é uma preocupação crescente, e surge a necessidade da população se adaptar à mesma, sendo a animação sociocultural uma estratégia de promoção do desenvolvimento e participação dos indivíduos no seu próprio desenvolvimento, com vista ao alcance da minimização/erradicação das necessidades e problemáticas resultantes da vida quotidiana. Este estudo de caso aborda a temática da intergeracionalidade e sua relevância para a compreensão das relações familiares. Pretende compreender qual o impacto da implementação de atividades intergeracionais nos utentes idosos do Centro Social de Gião, com vista à melhoria do bem estar e qualidade de vida dos idosos.. Partiu-se da análise de uma realidade concreta de convivência entre dois grupos distintos, idosos e crianças, até três anos de idade, incorporados na resposta social de centro de dia e creche, com os quais foram implementados um conjunto de atividades intergeracionais, que formam o projeto “Ser + Felicidade”. Este projeto tem como principal objetivo a promoção da qualidade de vida dos utentes do Centro de Dia em questão através da implementação de atividades intergeracionais, com vista, igualmente, ao alcance de posteriores objetivos propostos, tais como a promoção da felicidade, o combate a fenómenos de exclusão/segregação social, a contribuição para a mudança da perspetiva negativista, a capitalização do valor educativo da intergeracionalidade para mudança de rotinas, a compreensão da relação entre a intergeracionalidade e o comportamento do idoso e a criação de estratégias de intervenção no idosos de modo a promover o seu maior envolvimento. Para a avaliação do impacto do projeto nos utentes idosos do CSG, foram utilizados os seguintes métodos de recolha de dados: entrevista, análise documental e observação participante. O impacto da implementação de atividades intergeracionais na melhoria da qualidade de vida dos idosos do Centro Social de Gião mostrou-se observável ao ponto qualitativo, mas não mensurável quantitativamente.
Nowadays, aging is a growing concern and there is a need for the population to adapt to it. Socio-cultural animation is a strategy to promote the development and participation of individuals in their own development, with a view to minimizing / eradicating needs and problems resulting from everyday life. This case study addresses the theme of intergenerationality and its relevance to the understanding of family relationships. It aims to understand the impact of the implementation of intergenerational activities on the elderly users of the Social Center of Gião, with a view to improving the well-being and quality of life of the elderly. It was based on the analysis of a concrete reality of coexistence between two distinct groups, the elderly and children, up to three years of age, incorporated into the day-care and day-care social response, with which a set of intergenerational activities were implemented, the project "Being + Happiness". This project has as main objective the promotion of the quality of life of the users of the Day Center in question through the implementation of intergenerational activities, with a view also to the reach of later proposed objectives, such as the promotion of happiness, social segregation, the contribution to changing the negativist perspective, the capitalization of the educational value of intergenerationality to change routines, the understanding of the relationship between intergenerationality and the behavior of the elderly, and the creation of intervention strategies in the elderly to promote their greater involvement. In order to evaluate the impact of the project on the elderly users of the CSG, the following methods of data collection were used: interview, documentary analysis and participant observation. The impact of the implementation of intergenerational activities in the improvement of the quality of life of the elderly of the Social Center of Gião was observable to the qualitative point, but not quantitatively measurable.
URI: http://hdl.handle.net/11328/2712
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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