Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/264
Title: Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais
Authors: Mateus, Maria do Nascimento Esteves
Keywords: Projeto
Metodologia
Saberes sociais
Saberes escolares
Methodology
Project
Social skills
Schooling skills
Issue Date: 2011
Publisher: Escola Superior de Bragança
Citation: Mateus, M. N. E. (2011). Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais. EDUSER: Revista de Educação. Prática Pedagógica, Vol. 3 (2).
Abstract: O trabalho de projeto é uma metodologia investigativa centrada na resolução de problemas reais e pertinentes, que permite criar uma nova relação entre a prática e a teoria, entre os saberes escolares e os saberes sociais. O tema, considerado oportuno e de interesse para os alunos, permitirá cumprir a intencionalidade do estudo e preconizar aprendizagens significativas, ativas e socializadoras. Partir-se-á de um estudo de caso de tipo observacional em que, após a identificação e formulação de problemas, cujo diagnóstico será feito através de uma análise SWOT, se procederá à pesquisa e produção, que conduzirá à apresentação, globalização e avaliação final do produto. Para recolha de informação serão utilizadas como técnicas de pesquisa inquéritos por questionário, uma observação não participante e uma entrevista formal e individual à docente do 3º ano de escolaridade. A análise dos dados permitir-nos-á construir as considerações finais, com as quais se pretenderá uma reflexão crítica sobre a problemática enunciada. The project work is a research methodology focused on the solving of relevant real-life problems, which allow the creation of a relationship between both practice and theory, schooling skills and social skills. This topic is considered to be rather timely and of interest to students. Therefore, the intention of this study was quite focused on the significant learning, being active and of social value. The basis of this study was an observational case study, followed by the identification and subsequent formulation of problems, whose diagnosis is achieved through a SWOT analysis. We then proceeded to the research and production of the study in itself, its presentation, dissemination and final evaluation of the product. In order to collect data we used questionnaires as a privileged research technique. Besides that we used non-participant observation and both individual and formal interviews to the teacher. The data analysis allowed us to achieve certain conclusions which will provide a critical perspective of the above mentioned objective.
URI: http://hdl.handle.net/11328/264
ISSN: 1645-4774
Appears in Collections:INPP - Artigos em Revistas Nacionais / Papers in National Journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Acesso Restrito.pdf406.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.