Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/2623
Title: Indisciplina escolar e estratégias educativas: estudo comparativo sobre perceções de estudantes e professores em escolas do Huambo, Angola
Authors: Jesus, Paulo Renato, orientador científico
Inácio, Efigénia Sebastião
Keywords: Indisciplina escolar
Estratégias educativas
Estratégias de prevenção
Gestão de sala de aula
School indiscipline
Educational strategies
Preventive strategies
Classroom management
Issue Date: 28-Jan-2019
Citation: Inácio, E. S. (2019). Indisciplina escolar e estratégias educativas: Estudo comparativo sobre perceções de estudantes e professores em escolas do Huambo, Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2623
Abstract: A indisciplina escolar apresenta-se como um dos maiores obstáculos enfrentado pelas escolas no contexto atual, gerando angústia, tanto aos professores, gestores das instituições de ensino e até mesmo aos próprios alunos, por contrariar e afetar os propósitos das instituições de ensino. O presente estudo tem como propósito analisar a problemática da indisciplina na Escola do 1º Ciclo do Ensino Secundário Comandante Bula e da Escola de Formação de Professores da Caála da província do Huambo em Angola. Trata-se de um estudo descritivo transversal de natureza qualitativa e quantitativa, realizado por meio de inquérito a alunos e professores de ambas as escolas e buscou-se também a compreensão dos comportamentos tidos como indisciplinados, partindo da perceção dos sujeitos envolvidos, através de questionários de Disrupção Escolar e entrevistas narrativas. O universo de estudo foi composto por 3.010 estudantes da 8ª e 9ª classes da Bula e 427 estudantes 11ª, 12ª e 13ª classe da Caála. Deste, foi extraída de forma aleatória simples 43 estudantes para escola Comandante Bula e 57 para escola da Caála, de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 13 aos 23 anos. Relativamente aos professores, o universo foi de 285 para ambas escolas, selecionando-se 35 de forma intencional. A análise dos resultados obtidos do presente estudo permitiu corroborar as tendências de estudos anteriores sobre o real impacto da problemática da indisciplina no rendimento escolar, sendo reconhecido tanto pelos alunos como pelos professores como um fenómeno que tende a crescer com impacto nefasto sobre o processo de ensino-aprendizagem. A génese deste fenómeno é atribuída a múltiplos fatores, entre os quais o ambiente familiar, a sociedade em que está inserido o indivíduo e as questões de natureza pedagógica. A indisciplina relacionada com distração/transgressão e agressão aos pares foi a mais referida nas duas instituições de ensino, sendo a agressão à autoridade a que menos impacto apresentou. Com tais constatações, recomenda-se que os dirigentes escolares estabeleçam políticas que visem o aumento da interação entre a escola e as famílias e sejam elaboradas estratégias comuns de redução da indisciplina nas escolas.
The school indiscipline appears to be the major hindrance faced by schools in actual context producing distress to teachers as well as to the school managers, and students, by affecting the purposes of the schooling institutions. This research aims to analyze school indiscipline as perceived by students of High School Comadante Bula and the Teachers’ School of Caala, Huambo province, in Angola. It is a cross-sectional study with qualitative and quantitative data, done by survey to students and teachers of both schools. We also searched for the understanding of behavior considered as indiscipline, using questionnaires and narrative interviews. The universe of possible participants was composed by 3.010 students of 8th and 9th grade of Comandante Bula School and 427 students of 11th, 12th and 13th grades from Caala School. From this, we extracted a random sample of 43 students from Comadante Bula School and 57 from Caala School, including both sexes and ages ranging between 13 and 23 years. As to teachers, the universe was of 285 possible participants for both schools, from which we selected 35 intentionally. The analysis of the results allowed us to corroborate the real impact found by many authors of the indiscipline issues on the detereoration of academic success, being also recognized by the students as well as by teachers that such phenomenon tends to increase with a strong negative impact on the teaching and learning process. The causes of this phenomenon are assigned to multiples factos, namely family structure, social issues, and pedagogical matters. The type of indiscipline classified as distraction/disruption and aggression against peers was the most importante and prevalente one, whereas aggression to authorities presented the lowest impact. With such results, it is recommended that school directors establish policies to increase and improve the interaction between schools and families, and devise strategies to reduce school indiscipline.
URI: http://hdl.handle.net/11328/2623
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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