Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/2597
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLobo, Carla Azevedo-
dc.contributor.authorFernandes, Cristina I. M. A. S.-
dc.contributor.authorFerreira, João J. M.-
dc.contributor.authorPeris-Ortiz, Marta-
dc.date.accessioned2019-02-22T16:09:26Z-
dc.date.available2019-02-22T16:09:26Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLobo, C.A., Fernandes, C., Ferreira, J., Peris-Ortiz, M. (2019). A influência das caraterísticas e barreiras da empresa à entrada em mercados externos: Uma abordagem estratégica. In Proceedings of the XXIX Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Osuna, Espanha. ISBN 9788409084043. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2597pt_PT
dc.identifier.isbn9788409084043-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2597-
dc.description.abstractOs desafios que se colocam a todas as empresas ao nível da internacionalização deixaram de ser uma estratégia exclusiva das grandes multinacionais. A proliferação de novas fórmulas institucionais de acesso a mercados internacionais, deixa para trás o predomínio da relação empresa mãe/filial, característico dos anos 60, para adotar fórmulas contratuais mais flexíveis e que permitem um melhor aproveitamento das vantagens competitivas, mesmo em contextos de mudança e sobretudo abre as portas às empresas mais pequenas; também para a empresa a internacionalização deixou de ser uma aventura solitária passando, por exemplo, a integrar-se numa rede de acordos interempresa. O objetivo deste estudo é então perceber se as características do mercado externo, bem como as características da própria empresa, em conjunto com as dificuldades sentidas para levar a cabo a internacionalização podem influenciar a abordagem estratégica que a empresa adota no seu processo de internacionalização. Para tal recorremos a administração de um inquérito a 320 PME.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationFEDER funds from COMPETE 2020pt_PT
dc.relationPortuguese funds - PORTUGAL 2020pt_PT
dc.relationProject IEcPBI - Interactive Ecosystem for Portuguese Business Internationalization - POCI-01-0145-FEDER-032139pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectBarreiraspt_PT
dc.subjectCaraterísticas da empresapt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.subjectInternacionalizaçãopt_PT
dc.subjectMercado externopt_PT
dc.subjectPMEpt_PT
dc.titleA influência das caraterísticas e barreiras da empresa à entrada em mercados externos: uma abordagem estratégicapt_PT
dc.typeconferencePaperpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.titleXXIX Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científicapt_PT
degois.publication.locationOsuna, Espanhapt_PT
Appears in Collections:REMIT - Comunicações a Congressos Internacionais / Papers in International Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A influência das caraterísticas e barreiras da empresa à entrada em mercados externos.pdf248.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.