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Title: O impacto da escrita expressiva na regulação emocional em adultos portugueses
Authors: Silva, Joana Ribeiro, orientador científico
Rosa, Catarina, orientador científico
Azevedo, Mafalda Sofia Ribeiro
Keywords: Escrita expressiva
Ruminação
Regulação emocional
Expressive writing
Rumination
Emotional regulation
Issue Date: 13-Dec-2018
Citation: Azevedo, M. S. R. (2018). O impacto da escrita expressiva na regulação emocional em adultos portugueses. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2582
Abstract: O presente estudo examinou o impacto do paradigma de escrita expressiva ao nível da regulação emocional numa amostra de adultos da população portuguesa. A escrita expressiva consiste numa tarefa narrativa em que durante um período delimitado se solicita ao participante a escrita sobre pensamentos e sentimentos relativos a experiências de vida difíceis, desafiantes ou traumáticas, de forma aberta e emocional. A investigação desenvolvida em torno deste paradigma tem demonstrado que esta intervenção narrativa, quando administrada durante 3 a 5 dias consecutivos, se encontra associada à melhoria da saúde física e psicológica dos participantes. Inúmeros autores sugerem que esta melhoria sintomatológica é resultado do impacto positivo desta intervenção na regulação emocional e na capacidade de construção de significado dos indivíduos. No entanto, esta ligação entre escrita expressiva e regulação emocional dos participantes não tem sido explorada empiricamente de forma sistemática. Assim, o presente estudo pretende contribuir para colmatar estas limitações da literatura, recorrendo a um design experimental para explorar o efeito da escrita expressiva na capacidade de regulação emocional, nomeadamente no processo de ruminação, numa amostra da população portuguesa.
The present study examined the impact of an expressive writing paradigm on the emotional regulation of an adult sample from the Portuguese population. Expressive writing is a narrative task in which, over a delimited period, the participant is asked to write in an open and emotional way about his/her thoughts and feelings associated with difficult, challenging or traumatic life experiences,. Research developed around this paradigm suggests that when administered throughout 3 to 5 consecutive days, this narrative intervention, is associated with the improvement of participants’ physical and psychological health. Several authors suggest that this symptomatic improvement is the result of the impact of the intervention on subjects’ emotional regulation and meaning construction skills. However, this connection between expressive writing and emotional regulation has not been systematically empirically explored. Thus, the present study aims to overcome this literature gap by implementing an experimental design to explore the effects of expressive writing on.emotional regulation skills, namely on rumination processes, in a sample of portuguese population.
URI: http://hdl.handle.net/11328/2582
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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