Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/2573
Title: Entre saberes e práticas: a sobredotação e o papel da intervenção psicológica
Authors: Costa-Lobo, Cristina, orientador científico
Rosal, Maria de Africa Borges del, orientador científico
Silva, Stéphanie Daniela Gonçalves da
Keywords: Sobredotação
Intervenção psicológica
Práticas educativas
Revisão sistemática da literatura
Giftedness
Psychological intervention
Educational practices
Systematic literature review
Issue Date: 20-Dec-2018
Citation: Silva, S. D. G. (2018). Entre saberes e práticas: a sobredotação e o papel da intervenção psicológica. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2573
Abstract: Os estudos no campo da sobredotação têm-se pautado pela procura de respostas para a intervenção psicológica em contextos educativos, em particular com a criação e a avaliação de eficácia de programas psicoeducativos de desenvolvimento pessoal e de estimulação cognitiva de sobredotados. O presente estudo contribui para esta linha de investigação, indagando responder à questão central: “Quais são os antecedentes e quais são as práticas da intervenção psicológica na sobredotação?”. A parte empírica deste estudo decorre de uma revisão sistemática da literatura, centrada na intervenção psicológica nos últimos cinco anos, com o intuito de indagar os contributos da Psicologia para as práticas educativas com estudantes sobredotados. O estudo assegura validade descritiva, validade interpretativa, validade teórica, e validade pragmática. Foi realizada uma análise de 92 estudos, com auxílio de dois softwares de análise de dados. Após a análise dos dados quantitativos, destaca-se que 2014 e 2015 são os anos que apresentam um maior número de publicações referentes às práticas educativas com sobredotados, sendo que a partir de 2015 há um decréscimo do número de publicações, sendo que 30 estudos são indexados pela Web of Science, dez pela ELSEVIER Scopus, 35 pela Scielo, 14 pela Pepsic e três pela b-on. Referente a análise dos dados qualitativos, os estudos foram agrupados em três categorias: dimensões da sobredotação; sinalização e intervenção; e legislação. Deste modo, os resultados das três categorias indicam que existem mais estudos nos últimos cinco anos alusivos à primeira categoria, especificamente às dimensões da sobredotação, em comparação com as categorias de sinalização e intervenção e, legislação. Concretiza-se a sistematização de implicações e sugestões futuras para a investigação e para a intervenção psicológica em contextos educativos com estudantes sobredotados e com as suas famílias.
Studies in the field of giftedness have been based on the search for answers to psychological intervention in educational contexts, in particular with the creation and evaluation of effectiveness of psychoeducational programs of personal development and cognitive stimulation of gifted persons. The present study contributes to this line of inquiry, asking to answer the central question: "What are the antecedents and what are the practices of psychological intervention in giftedness?". The empirical part of this study stems from a systematic review of the literature, focused on psychological intervention in the last five years, in order to investigate the contributions of psychology to educational practices with gifted students. The study ensures: descriptive validity, interpretive validity, theoretical validity, and pragmatic validity. An analysis of 92 was performed with the help of two data analysis software. After analyzing the quantitative data, it should be noted that 2014 and 2015 are the years that present a greater number of publications regarding educational practices with gifted, and since 2015 there is a decrease in the number of publications, and 30 studies are indexed by the Web of Science, ten by ELSEVIER Scopus, 35 by Scielo, 14 by Pepsic and three by b-on. Regarding the analysis of qualitative data, the studies were grouped into three categories: dimensions of giftedness; signaling and intervention; and legislation. Thus, the results of the three categories indicate that there are more studies in the last five years alluding to the first category, specifically the dimensions of giftedness compared to the categories of signaling and intervention and legislation. The systematization of future implications and suggestions for research and for psychological intervention in educational contexts with gifted students and their families is carried out.
URI: http://hdl.handle.net/11328/2573
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMPS 123.pdf957.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.