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Title: Avaliação do desempenho docente: realidade da Escola do I Ciclo do Ensino Secundário BG-5007/Alto Catumbela-Ganda
Authors: Machado, Eusébio André, orientador científico
Mandanji, Sebastião
Keywords: Avaliação do desempenho docente
Desenvolvimento profissional
Formação
Issue Date: 9-Oct-2018
Citation: Mandanji, S. (2018). Avaliação do desempenho docente: realidade da Escola do I Ciclo do Ensino Secundário BG-5007/Alto Catumbela-Ganda. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2570
Abstract: A presente dissertação pretendeu evidenciar os efeitos do modelo de avaliação do desempenho docente no período de 2013-2015 no desenvolvimento profissional dos professores, equacionando uma reflexão sobre as significações atribuídas ao processo pelos seus mais diretos intervenientes: os professores avaliados e professores avaliadores. Este trabalho teve como objetivo principal estudar o processo da aplicação da avaliação do desempenho docente, em particular na Escola do I Ciclo do Ensino Secundário BG-5007 em Alto Catumbela, Município da Ganda Província de Benguela, tendo em conta a sua relevância para a melhoria da qualidade docente. Quanto à opção metodológica, desenhámos uma pesquisa do tipo descritiva e com recurso a metodologia obviamente qualitativa, tendo como estratégia o estudo de caso e as entrevistas como instrumentos de recolha de dados. O estudo empírico transcorreu no triénio de 2013-2015 na escola do I Ciclo em Alto Catumbela, como acima referimos, com uma amostra de 16 professores (n=16). Os resultados alcançados – dado o enfoque deste trabalho estar na figura do professor - permitiram evidenciar um conjunto de factos que mostram que os professores entrevistados não só desconhecem a essência da avaliação do desempenho e a influência desta na sua vida profissional, como também apresentam a perceção de que a Avaliação de Desempenho Docente é um processo complexo, capaz de criar tensões, desânimo, conflito e mal-estar, afetando de uma forma visível as relações interpessoais.
The present dissertation aimed to highlight the effects of the teacher evaluation model in the period 2013-2015 on the professional development of teachers, considering a reflection on the meanings attributed to the process by its most direct actors: evaluated teachers and evaluating teachers. The main objective was to study the process of applying the teacher evaluation model, particularly in the I Cycle Secondary School BG-5007 in Alto Catumbela, Ganda, Municipality of Benguela, taking into account its relevance for the improvement of teaching quality. As for the methodological option, we designed a research of the descriptive type and using the obviously qualitative methodology, having as strategy the case study and the interviews as instruments of data collection. The empirical study took place in the triennium of 2013-2015 at the school mentioned above, with a sample of 16 teachers (n= 16). The results achieved - given the focus of this work being on the teacher figure - allowed to highlight a set of facts that show that the teachers interviewed not only do not know the essence of the teacher evaluation and the influence of this in their professional life, but also present the perception that the teacher evaluation is a complex process, capable of creating tensions, discouragement, conflict and malaise, affecting in a visible way the interpersonal relations.
URI: http://hdl.handle.net/11328/2570
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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