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Title: Autoconceito em estudantes universitários de Moçambique: Estudo das relações e diferenças em função de variáveis pessoais e contextuais dos alunos
Other Titles: Self-concept in university students of Mozambique: Study of the relations and differences according to the students´ personal and contextual variables
Authors: Campira, Farissai Pedro
Araújo, Alexandra M.
Almeida, Leandro S.
Keywords: Autoconceito
Ensino Superior
Moçambique
Diferenças de género
Self-concept
Higher Education
Mozambique
Gender differences
Issue Date: 2017
Citation: Campira, F. P., Araújo, A. M., & Almeida, L. S. (2017). Autoconceito em estudantes universitários de Moçambique: Estudo das relações e diferenças em função de variáveis pessoais e contextuais dos alunos. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Ext.(10), 066-070. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2555
Abstract: O autoconceito é uma variável que acompanha a individualidade e os contextos de vida dos sujeitos. O Ensino Superior, pela sua complexidade, surge como um contexto que afeta a autoperceção dos estudantes, surgindo diferenças a ter em conta quando se trata de estudar os percursos de vida dos estudantes e como esses afectam a sua identidade. Neste artigo analisam-se as relações e diferenças no autoconceito em função de variáveis pessoais e de contexto dos alunos universitários de Moçambique. Participaram neste estudo 250 alunos da Universidade Pedagógica na Beira com idades entre 16 a 55 anos (M= 29.08; DP= 7.75), sendo 103 (41.2%) do sexo masculino. Destes 102(40.8%) tem até 23 anos de idade. Foi administrado o Questionário de Autoconceito para Estudantes Universitários de Moçambique. Os resultados mostram diferenças em função do género apenas nas dimensões do autoconceito religioso, do autoconceito académico e do autoconceito social, estas duas últimas dimensões a favor do género masculino. Tomando agora a variável idade, surgem diferenças com significado estatístico a favor dos estudantes com idade superior a 23 anos nas dimensões do autoconceito académico e autoconceito social. Finalmente verifica-se alguma associação do autoconceito com algumas variáveis, nomeadamente o ano do curso e o nível de escolaridade dos pais, sugerindo alguma diversidade nos alunos que frequentam hoje o Ensino Superior e que merece ser atendida pelas instituições.
Self-concept is a variable that accompanies individuals' individuality and life contexts. Higher education, due to its complexity, is a context that influences students' self-perception, with differences to be taken into account when studying students' life paths and how they influence their identity. This article analyzes the relationships and differences in self-concept as a function of personal and context variables of university students in Mozambique. A total of 250 students from the Pedagogical University of Beira aged 16-55 years (M = 29.08, SD = 7.75) participated in this study, of which 103 (41.2%) were male. Of these 102 (40.8%) are aged up to 23 years. The Self-Concept Questionnaire for University Students of Mozambique was administered. The results show differences according to gender only in the dimensions of religious self-concept, academic self-concept and social self-concept, the latter two dimensions favoring males. Taking into account the variable age, there are statistically significant differences in favor of students over the age of 23 in the dimensions of academic self-concept and social self-concept. Finally, there is an association of self-concept with some variables, namely the year of the course and the parents’ academic background, suggesting some diversity in the students who attend Higher Education, which should be observed by the institutions.
URI: http://hdl.handle.net/11328/2555
Appears in Collections:INPP - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals

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