Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/2524
Title: Tipologias dos problemas: revisão histórica
Authors: Quintela, Bárbara
Almeida, Ana Cristina
Ponte, Filomena Ermida da
Costa-Lobo, Cristina
Keywords: Tipologias de problemas
Literatura psicopedagógica
Processo de ensino-aprendizagem
Implicações psicopedagógicas
Issue Date: Oct-2017
Publisher: Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Citation: Quintela, B., Almeida, A. C., Ponte, F. E., & Costa-Lobo, C. (2017). Tipologias dos problemas: Revisão histórica. In J. R. Casanova, J. A. Pontes-Jr, & L. S. Almeida (eds.), Atas do V Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 14-15 de set.2017 (pp. 157-167). Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2524
Abstract: Os problemas têm sido definidos de acordo com seu contexto, num determinado ambiente e lugar. No contexto da aprendizagem é relevante garantir que o problema seja desafiador e apropriado ao nível cognitivo do estudante, a fim de traçar o curso da descoberta da solução e promover desenvolvimento. Este artigo apresenta uma revisão de tipologias de problemas, expondo a caracterização dos diferentes géneros de problemas sinalizados pela literatura psicopedagógica. Esta revisão histórica contempla a sistematização de mais de duas dezenas de tipologias de problemas. São analisadas criticamente as diferentes implicações psicopedagógicas das tipologias de problemas apresentadas
URI: http://hdl.handle.net/11328/2524
ISBN: 978-989-8525-54-3
Appears in Collections:INPP - Comunicações a Congressos Internacionais / Papers in International Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
V GICAD_Quintela 14.pdf353.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.