Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/2493
Title: Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP
Authors: Abelha, Marta
Machado, Eusébio André
Keywords: Supervisão pedagógica
Colaboração Docente
Formação contínua de professores
Issue Date: 2018
Citation: Abelha, M. & Machado, E. (2018). Supervisão, colaboração e formação: relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP. Revista de Estudos Curriculares, 9(1), 103-121. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2493
Abstract: No âmbito do trabalho docente, a supervisão e a colaboração apresentam-se como competências e estratégias fundamentais para lidar com a complexidade de problemas da escola atual. Neste contexto, a formação contínua de professores desempenha um papel fundamental na aquisição, desenvolvimento e mobilização destas competências, embora, pela sua natureza eminentemente praxeológica, pressuponha dispositivos de formação com um perfil natureza isomórfica. Neste artigo, procede-se ao relato de uma experiência de formação em “supervisão colaborativa” levada a cabo com um grupo de docentes pertencente a um Agrupamento de Escolas TEIP do Norte do país. Para além da descrição do dispositivo de formação desenvolvido, apresenta-se os resultados obtidos, tendo como fonte os “relatórios reflexivos individuais” elaborados pelos formandos. Embora se circunscrevam ao impacto durante e imediatamente após a formação, os resultados sustentam a relevância, pertinência e eficácia do dispositivo de formação implementado no sentido do desenvolvimento das competências de supervisão e de colaboração.
URI: http://hdl.handle.net/11328/2493
ISSN: 2183-8755
Appears in Collections:INPP - Artigos em Revistas Nacionais / Papers in National Journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_final_REC_2018(1)_pp_103_121_Abelha_Machado.pdf739.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.