Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11328/234
Title: | Importância da família e da escola na inclusão de alunos cegos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico |
Authors: | Cunha, Maria das Dores Soares da |
Keywords: | Cegos Sistema Braille Escola Inclusiva Informática adaptada TME |
Issue Date: | 2009 |
Citation: | Cunha, M. D. S. (2009). Importância da família e da escola na inclusão de alunos cegos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico. Dissertação de Mestrado em Educação Especial. |
Abstract: | A pessoa cega tem necessidade de suprir, da melhor forma possível, a carência do sentido da visão. O nosso estudo trata da sua educação escolar, tendo sido consideradas três vertentes fundamentais, que são aquelas que, na nossa opinião, serão capazes de atenuar a desvantagem face aos seus colegas normovisuais: o domínio do sistema Braille, a Orientação/Mobilidade e a Informática Adaptada. Durante os 2º e 3º Ciclos de escolaridade, estas aprendizagens devem ser consolidadas, pois o contacto com as três áreas específicas, em situação ideal, ter-se-ia iniciado durante a frequência do Jardim de Infância. Enquanto um domínio excelente do Braille permitirá uma leitura e escrita correctas, contribuindo para um bom desempenho escolar, a conveniente apreensão das técnicas de Orientação/Mobilidade permitirá ao cego uma deslocação autónoma na maioria dos percursos que deverá realizar. Além disso, um bom conhecimento das Técnicas de Informação e Comunicação será um grande auxiliar na pesquisa escolar, utilização de manuais, realização de trabalhos de investigação... A parte prática deste trabalho teve por base as respostas dadas por professores de Educação Especial, que apoiam alunos dos 2º e 3º Ciclos, a um questionário com perguntas que, para além de outras, abordam estas três temáticas, cuja análise é enriquecida com três entrevistas efectuadas a professores de cada uma delas. |
URI: | http://hdl.handle.net/11328/234 |
Appears in Collections: | INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TME 389.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.