Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/231
Title: Impacto da Formação em contexto de trabalhos na inserção profissional de diplomados de uma escola profissional.
Authors: Pereira, Manuel Joaquim Taveira
Keywords: Ensino profissional
Formação em contexto de trabalho
Competências
Inserção profissional
Recursos humanos
TME
Issue Date: 2009
Citation: Pereira, M. J. T. (2009). Impacto da Formação em contexto de trabalhos na inserção profissional de diplomados de uma escola profissional. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
Abstract: Uma sociedade em mudança permanente exige da escola e das empresas/instituições empregadoras um contexto novo de cooperação, partilhando experiências e espaços de formação em contexto real de trabalho. É um desafio importante, visando o desenvolvimento de um conjunto alargado de competências nos jovens, potenciadoras de uma inserção profissional melhor conseguida. Corresponde-se, assim, às solicitações da sociedade actual, na qual impera o imprevisto, a incerteza, a diversidade, a inovação e a competitividade. Neste estudo procurámos compreender a importância da Formação em Contexto de Trabalho na Inserção Profissional de Jovens Diplomados de uma Escola Profissional. A FCT, como momento de aprendizagem activa de competências essenciais, pode assumir um importante e facilitador papel na transição para o mundo do trabalho. O impacto do mundo do trabalho na vida de um jovem recém-diplomado pode ser um momento decisivo, sempre revestido de alguma ansiedade, insegurança e expectativa. Este estudo, com abordagem quantitativa, tem como público-alvo os diplomados por quatro cursos profissionais de Nível III, revestidos de alguma afinidade curricular e funcional, que concluíram os respectivos cursos entre 1998 e 2007. As conclusões desta investigação são transferíveis para o processo/ensino aprendizagem na escola profissional, melhorando competências e a consequente inserção profissional dos diplomados.
URI: http://hdl.handle.net/11328/231
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 391.pdf529.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.